Veja dicas sobre o IPTU 2024

Você ainda tem dúvidas sobre o pagamento do imposto?

Os valores e datas do Imposto Predia eTterritorial e Urbano (IPTU) 2024  estão disponíveis no site  da Prefeitura de São Paulo. É importante estar atento para evitar golpes, atrasos no pagamento, etc. Está com dúvida sobre o IPTU? Confira algumas dicas para que você realize o pagamento dentro dos prazos e de maneira segura:
 

1. Não recebi a notificação do IPTU, e agora?
Você pode emitir a 2º via do IPTU no site  IPTU 2024  ou  solicitá-la  na  subprefeitura mais próxima.

2. Se eu atrasar o pagamento, serão cobrados juros?
A partir do dia seguinte ao vencimento, começa a incidir a multa moratória que é de 0,33% ao dia, até atingir o limite de 20%, e do mês seguinte ao vencimento, também passa a incidir, cumulativamente, atualização monetária pelo IPCA e juros de 1% ao mês.

3 Como eu posso pagar o IPTU?
A vista com desconto de 3%, desde que o pagamento seja realizado até a data de vencimento, ou
parcelado em até 10 prestações mensais iguais e sem juros, sendo que o valor mínimo da parcela é de R$ 50,00.
Os contribuintes receberão, inicialmente, a notificação de lançamento do imposto com a opção de pagamento à vista ou da primeira parcela.
Quem optar pelo parcelamento receberá posteriormente, num único formulário, todos os boletos para pagamento das parcelas seguintes. Esses boletos poderão continuar a ser pagos mensalmente, conforme os vencimentos de cada parcela.
O IPTU poderá ser pago nos terminais de autoatendimento ou pelo internet banking dos bancos conveniados. Por esses canais online, não há necessidade do documento impresso, basta a informação do número de cadastro do imóvel (que pode ser obtido de notificações anteriores).

4. Como evitar golpes?
Se necessário, emita a 2ª via do IPTU somente nos canais oficiais indicados acima, localizados no site da Secretaria Municipal da Fazenda de São Paulo. Evite o risco de ser enganado acessando sites fraudulentos: nunca use pesquisa na internet para fazer a emissão da guia de pagamento.
Nunca clique em links enviados via WhatsApp ou SMS para emissão de guias de pagamento.
Não acredite em quem oferece suporte para emissão de guia de pagamento.

5. Por que meu IPTU está mais caro? 
 Porque a base de cáculo  do IPTU, ou seja o metro quadrado de áreas  construídas e terrenos, foi  atualizada em 4,3% 
 conforme a variação da inflação de 2023 apurada pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) divulgado pelo Banco Central do Brasil em 11/12/2023.

 Você ainda tem dúvidas? Fale com a Fazenda através do Portal 156