Com 14,5 km de extensão, Inajar de Souza exige mutirão de zeladoria

Os serviços foram concentrados no canteiro central da via

A avenida tem merecido uma atenção especial  concentrando serviços  de capinação, poda e limpeza.  especialmente nos respiros do córrego Cabuçu de Baixo, que corre sob a via.   

O último mês de janeiro foi o mais chuvoso dos últimos cinco anos.  Isso acelerou o crescimento da vegetação e, por outro lado, atrasou as ações de zeladoria. Durante os temporais os serviços externos são paralisados.

Nesse período também, as atenções foram voltadas para as emergências como quedas de árvores, galhos e limpeza de áreas sujeitas a inundações. Todos esses fatores juntos podem criar a falsa impressão de que a zeladoria parou. Na verdade, ela só foi deslocada temporariamente.   A varrição mecanizada feita três vezes na semana foi mantida

A avenida Inajar de Souza, além da extensão, possui um canteiro central que reúne ciclovia, paradas de ônibus e pista de caminhada.  O tráfego de veículos na via é intenso, mas o de pedestres é igualmente significativo, razão pela qual o serviço foi intensificado .

O subprefeito Guaracy Fontes Monteiro Filho lembra, entretanto, que o cidadão é o maior aliado da prefeitura na zeladoria da cidade. Você anda no metrô e não vê lixo nas plataformas, nos corredores. Num ambiente limpo, as pessoas não se sentem à vontade para jogar uma bituca de cigarro ou papel de bala no chão, diz ele.  Esse é o nosso desafio.    Na rua, um cidadão deixa um colchão na calçada. Outro joga um saco de entulho e, em pouco tempo, temos mais um ponto viciado na região. A cidade tem 1400 pontos de descarte irregular e a nossa região não está livre deles.

Para cada mutirão são mobilizados 33 trabalhadores, 9 Caminhões, uma retroescavadeira e 4 viaturas de Guarda Civil Metropolitana para dar apoio nas ações de desfazimento.  Não é possível, nem justo, manter todos esses recursos por tempo indeterminado numa única via. Há outras áreas que pedem a mesma atenção. 

O território da Subprefeitura Casa Verde-Cachoeirinha possui 156 praças e mais de 200 mil metros quadrados de áreas verdes.  Em 2021, foram revitalizadas onze praças e já há outras em vista. Para atender toda a demanda, a subprefeitura tem buscado parceiros para a adoção de praças, mas continuará dependendo do apoio da comunidade para manter as ruas limpas.