Centenário do Bairro do Limão: subprefeitura encerra comemorações

Na cerimônia, vereador aconselha a quem puder: invistam na região.

 Na noite da sexta-feira (5/11) a Subprefeitura Casa Verde/Cachoeirinha homenageou treze personalidades que se destacam por sua atuação junto à comunidade ou possuir laços históricos com o bairro.  

Para a cerimônia, presidida pelo vereador Paulo Frange (PTB), foram convidados ainda representantes da Sociedade Civil, Saúde, Assistência Social e Segurança.  A cerimônia foi aberta com uma oração dirigida ao bairro e aos seus moradores pelo Padre Marcos, da própria Paróquia Santo Antônio do Limão que sediou o evento.

Guaracy Fontes Monteiro Filho, subprefeito da Casa Verde/Cachoeirinha, destacou a boa impressão que tem da região que possui problemas pontuais, mas também um grande potencial   para se desenvolver.  Para o vereador Paulo Frange, o Limão, a exemplo do que aconteceu na Barra Funda, vê no Limão um futuro igualmente promissor.  A região, segundo ele, deverá ser supervalorizada nos próximos anos.  Quem tiver imóveis na região, não se desfaça. Quem tiver uma poupança invista na região, aconselhou frange.

No final da noite, Paulo Frange entregou ao subprefeito o Projeto de Lei que acrescenta Limão ao nome da Subprefeitura Casa Verde/Cachoeirinha, uma forma de reconhecer a importância do distrito.

Homenageados

Sandro Alves Pessoa – um dos idealizadores do Projeto Jantar para Todos e dono de do restaurante Kariri, o mais antigo do CTN;

 Wagner Braz in memoriam – jogou no Açucena Limão e, como integrante de uma família de comerciante, representou o setor no evento também;

Professor Albino Rodrigues Mendes -atuou durante 33 anos na educação, 20 deles como diretor e da escola Matilde Macedo Soares e integrou o grupo Ação Norte na busca de melhorias para o bairro;

 Jose Roberto dos Santos – servidor público há de 30 anos e limoense;

Nazaré dos Santos Valentim in memoriam – auxiliar nos serviços e obras de caridade da Paróquia Santo Antônio; 

Inspetor Superintendente Jairo Chabaribery Filho – Na GCM há 29, é um dos responsáveis pela elaboração de políticas públicas em segurança urbana para a idade de São Paulo, atuou e é morador do Limão; 

Tania Cristina Pereira dos Santos – agente comunitária de saúde. Além da própria história junto a UBS Vila Santa Maria. Tania representou profissionais de saúde nesse ano de pandemia.  

Álvaro Mendaçolli in memoriam– membro de uma das famílias mais antigas do Limão, que abrigou o médico e deputado Álvaro Simões de Souza, sendo reconhecido como um dos benfeitores da região. Álvaro herdou o nome do médico e sua paixão pelo bairro, buscando melhorias para o bairro.

Grupo Escoteiro Txucarramãe – antigo GE São Francisco de Paula. Após ter a sede destruída por um incêndio, ficou abrigado por quase três décadas na Igreja Santo Antônio do Limão, onde pode divulgar   e aplicar a filosofia do escotismo que visa o desenvolvimento social baseado em valores, respeito, amizade, fraternidade e no amor pela natureza.

Patrícia Maria de Souza – fundadora do Vid’Art Centro Artístico, realiza produções artísticas, culturais, sociais e educativas na periferia da zona norte. Durante a pandemia, através do instituto de mesmo nome distribuiu cestas básicas que beneficiaram sete mil famílias. No Limão, atua nas comunidades, Agreste, Tubos e Beira-Mar.

Paulina Maria – líder comunitária com forte atuação nas áreas de habitação, saúde e educação.  Entre suas conquistas estão a construção de moradias no Agreste e Lidiane, além do Ama Vila Barbosa.

Professora Edith Aparecida de Moraes Ribeiro Cabral - fundadora da primeira escola infantil do bairro

Associação Cristão de Moços (ACM) - Unidade Norte - Além de contribuir para o bem estar e qualidade de vida de jovens, adultos e idosos, atua nas áreas de assistência e desenvolvimento social. Só nesse ano distribuiu mais de 13 mil refeições nas comunidades mais carentes da região e foi parceira da Subprefeitura Casa Verde/Cachoeirinha na Operação Inverno.