Empresa adota jardim de chuva a pedido da Subprefeitura

A ideia é aumentar a capacidade de absorção da água numa via sujeita a alagamentos.

 O projeto de construção de uma garagem de ônibus, na avenida Ordem e Progresso, no Jardim da Laranjeiras, ao lado da Subprefeitura Casa Verde /Cachoeirinha, exige o corte de 100 árvores, entre exóticas e invasoras, e mais 20 nativas, além do transplante de mais três exemplares.  Para a aprovação da obra, a empresa se comprometeu com a necessária compensação ambiental, firmada em acordo com a Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente que prevê, entre outras coisas, o plantio de 211 mudas de espécies nativas do Estado de São Paulo e a implantação de uma calçada verde.

Para cumprir o Termo de Compromisso Ambiental bastaria manter parte da calçada permeável, mas com a intervenção do subprefeito Guaracy Fontes Monteiros Filho, o jardim de chuva foi incluído e pode ampliar a área de absorção em mais 60 metros quadrados, dependendo da avaliação de dutos, fios e outros obstáculos que o local possa apresentar.

O acordo foi fechado entre o representante da Pássaro Marrom e responsável pela obra – Paulo Figueira – e subprefeitura.   A avenida Ordem e Progresso é conhecida pelos sucessivos alagamentos durante o verão e a obra é mais um esforço para eliminar ou minimizar o problema.

Para Guaracy Fontes Monteiro Filho,as parcerias com empresas, condomínios e até com munícipes, individualmente, são importantes. A cidade é de todos e toda melhoria é sempre bem-vinda. Se o cidadão vai fazer uma nova calçada por que não unir o útil ao agradável?  Todos ganham.  Estima-se que os jardins de chuva sejam capazes de drenar 30% mais água que os gramados.  Por isso são tão importantes.