Inauguração do CAPS Casa Verde

O subprefeito da Casa Verde/Cachoeirinha/Limão Walter Abrahão Filho acompanhou o prefeito Gilberto Kassab e o secretário municipal da Saúde Januário Montone na inauguração do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) da Casa Verde ocorrida no dia 13 de agosto.


O serviço entrou em funcionamento em junho e tem capacidade para atender 220 pessoas/mês. Os pacientes que utilizarem o serviço também terão a oportunidade de participar do projeto Fábrica Verde, uma parceria da Secretaria Municipal do Trabalho com a USP, que capacita pessoas em vulnerabilidade social na produção de Composto Orgânico, plantas ornamentais, jardinagem, manutenção de praças e jardins.


CAPS são unidades destinadas ao acompanhamento de pessoas portadoras de transtornos mentais e oferecem, além do tratamento clínico e psiquiátrico, atividades comunitárias que visam reintegrar o paciente ao convívio familiar e social. O trabalho é desenvolvido por uma equipe multiprofissional em uma perspectiva interdisciplinar, com abordagem individual ou em grupo. Os pacientes chegam ao CAPS encaminhados por hospitais psiquiátricos e Unidades Básicas de Saúde (UBS). As pessoas que chegam espontaneamente às unidades também são atendidas e avaliadas.


O CAPS Casa Verde oferece uma série de atividades aos pacientes como jogos, oficinas de artesanato em madeira, contos e poesias, debates sobre saúde e educação. Este é o primeiro CAPS adulto do distrito que também atenderá moradores dos bairros da Cachoeirinha e Limão.
O grupo de profissionais de saúde do CAPS Casa Verde é formado por médicos psiquiatras, psicólogos, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais, técnicos educacionais, enfermeiros e auxiliares administrativos e funciona em parceria com a Organização Social, Associação Paulista de Desenvolvimento de Medicina (SPDM), entidade vinculada à Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Fica na rua Ferreira de Almeida, nº 22 e funciona de segunda a sexta, das 2ª a 6ª, das 7h às 19h.