Avenida Ordem e Progresso ganha primeiro “jardim de chuva” da Subprefeitura Casa Verde

A obra começou com a criação de drenos na calçada da própria subprefeitura

 Quem conhece a região sabe que, durante o verão, é comum a ocorrência de alagamentos no trecho próximo à Ponte do Limão.  A explicação para o problema está no excesso de impermeabilização, compactação do solo na região e a proximidade da calha do Tietê.  Com a verticalização da cidade, o problema tende a se agravar e a necessidade de reverter esse quadro é urgente.

Assim, a Subprefeitura Casa Verde, alinhada com os objetivos de desenvolvimento sustentável da Agenda 2030, passa a investir e incentivar a instalação de drenos,  jardins de chuva e Adoção de Praças pela comunidade. 

O período ideal para a implantação desse tipo de jardim é justamente o mais seco e pode trazer inúmeros benefícios, além de facilitar o escoamento da água excedente. Confira:

  • Exige baixa manutenção, sem rega depois que as plantas se estabelecem
  • Pode absorver até 30% mais águas pluviais do que um gramado
  • Oferece oportunidades de plantar uma ampla variedade de plantas perenes
  • Reduz a erosão, diminuindo o impacto de chuvas fortes
  • Atrai insetos e pássaros
  • Evita a necessidade de afundar um sumidouro
  • Alimenta o lençol freático

Além da criação dos jardins de chuva, a Subprefeitura Casa Verde/Cachoeirinha também busca “padrinhos” para suas praças, conforme programa criado através do decreto 57.583/2017 Nesse caso a adoção pode ser feita por empresa ou pessoas jurídicas através de um termo de cooperação. m contrapartida, a área pode ganhar placas com a indicação das empresas/pessoas responsáveis pela área.  Para saber mais, leia a cartilha do programa de adoção de Praças e áreas verdes.