Comunicado

O Programa City Câmeras está em processo de licitação conforme SEI nº 6029.2021/0015253-1, para modernização e desenvolvimento de uma nova plataforma.

 

A Secretaria Municipal de Segurança Urbana informa que o Programa City Câmeras está passando por modernização e desenvolvimento de uma nova plataforma. Enquanto esse processo está em andamento, a exibição dos players de imagens das câmeras públicas e o cadastro de usuários e empresas parceiras foram pausados.

As atividades do Programa City Câmeras permanecem ativas e o acesso às imagens compartilhadas está disponível aos órgãos públicos. A Central de Telecomunicações – CETEL, do Comando Geral da Guarda Civil Metropolitana, e o Centro de Operações da Polícia Militar – COPOM, do Estado de São Paulo, monitoram as imagens por meio de outras plataformas inclusas no Programa.

A proposta do Programa City Câmeras é a colaboração entre os cidadãos e o poder público. Para formar essa ampla rede de monitoramento, além das câmeras públicas, são utilizadas câmeras de segurança residenciais e pontos comerciais, que já estão distribuídas por São Paulo.

O projeto foi lançado em julho de 2017 pela Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Urbana, com a implantação de um piloto com 249 câmeras na região do Brás que contou com doações de serviços de instalação, de equipamentos e armazenamento em nuvem, e também contou com o apoio da sociedade civil que disponibilizou as imagens de suas câmeras com o programa. Atualmente, o Programa possui cerca de 3.600 câmeras ativas, sendo 1.000 equipamentos próprios e cerca de 2.600 câmeras disponibilizadas por particulares.

O Programa City Câmeras prevê ainda, a integração de 20 mil câmeras em São Paulo até 2024, de acordo com o Programa de Metas da Prefeitura, sob o eixo “SP Segura e Bem Cuidada”. Trata-se de uma importante ferramenta do poder público para detectar, prevenir e reagir a situações de emergência, além de inibir a ação de criminosos e aumentar a segurança e o bem-estar da população.