Secretaria de Segurança Urbana reforça seu compromisso em ajudar servidores no apoio psicológico

Por meio de parceria com a Uninove, a SMSU oferece atendimento personalizado a todos os seus servidores e familiares. Saiba mais!

A Secretaria Municipal de Segurança Urbana, por meio da Divisão de Orientação Social (DOS), pauta com estratégia o cuidado com a saúde mental de seus servidores e seus familiares. O atendimento também se estende aos agentes da Guarda Civil Metropolitana. Respeitando rigorosamente as normas do Conselho Regional de Psicologia (CRP-SP), todos os atendimentos realizados são feitos de maneira sigilosa, a fim de proteger a intimidade do paciente e oferecer acolhimento psicológico, social e propiciar um equilíbrio emocional para o bom cumprimento de seus deveres.


O atendimento é realizado por meio do convênio entre a Secretaria Municipal de Segurança Urbana e a Universidade Nove de Julho (UNINOVE), que disponibiliza estudantes de psicologia sob a supervisão de um professor orientador para dar o diagnóstico ao paciente. Cabe ressaltar que todo o procedimento é feito de maneira e sigilosa.

Onde os atendimentos ocorrem:

DIVISÃO DE ORIENTAÇÃO SOCIAL (DOS)

A Divisão de Orientação Social (DOS), da SMSU, realiza atendimentos aos servidores na sede da Secretaria Municipal de Segurança Urbana, dispondo de um espaço com dias e horários pré-agendados, destinados aos servidores e familiares. 

Endereço: Rua da Consolação, nº 1379 - Consolação 
E-mail: dossocial@prefeitura.sp.gov.br
Telefones: (11) 3124-5179 | (11) 3124-5127

CASA DE ATENÇÃO

A Casa de Atenção já possui 10 anos de atuação em prol da da saúde e bem-estar dos servidores e seus familiares.O local possui parcerias com outras instituições que tratam da saúde mental e vícios em subtâncias toxicológicas. 

Semanalmente, o local oferece Roda de Conversa Mediada pelo Grupo dos Alcoólicos Anônimos (AA), além de atendimento psicológico e visitas domiciliares, quando necessárias.

A Casa de Atenção tem em seu lema, acolhimento e atendimento humanizado para todo o efetivo da Guarda Civil Metropolitana e seus familiares.

Endereço: Rua Tenente Azevedo, nº 18 – Aclimação
E-mail: casadeatencao@prefeitura.sp.gov.br
Telefones: (11) 97197-0509 | (11) 3171-2105
 


O cotidiano de um agente de segurança, como um Guarda-Civil Metropolitano, a presença e o apoio de profissionais de psicologia desempenham um papel fundamental na promoção da saúde mental e no gerenciamento do estresse e das demandas emocionais inerentes à profissão. Os agentes de segurança enfrentam frequentemente situações desafiadoras e potencialmente traumáticas, que podem afetar significativamente seu bem-estar psicológico. Nesse contexto, os profissionais são essenciais na identificação precoce de possíveis problemas emocionais e na intervenção adequada, contribuindo para a prevenção de doenças mentais e o fortalecimento da resiliência emocional dos agentes de segurança.


Fique atento aos sinais
Mesmo diante da agitação do cotidiano e das demandas operacionais da instituição, é importante que você, servidor fique atento com os sinais que seu corpo apresenta, como:
- Estresse emocional;
- Dificuldade no trabalho;
- Cansaço excessivo;
- Alteração de sono.

É importante salientar que não é necessário esperar o corpo apresentar sinais para procurar apoio. O profissional de psicologia atua em diversos estágios da vida, para orientar as pessoas a lidar com dificuldades e desafios emocionais oriundos das atividades desempenhadas no trabalho. A Casa de atenção da Guarda Civil Metropolitana permanece dedicada a oferecer suporte integral e abrangente à saúde mental de seus servidores e suas famílias.