Carnaval 2024: Secretaria Municipal de Segurança Urbana leva para a Avenida conscientização da Não Violência Contra à mulher

A SMSU apoiou a ação Não Se Cale, realizada pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, levando aos foliões informações sobre o Programa Guardiã Maria da Penha

Além do reforço na segurança, este ano a Secretaria Municipal de Segurança Urbana (SMSU) trouxe para o Sambódromo do Anhembi ações de conscientização sobre a violência contra a mulher, por meio do Programa Guardiã Maria da Penha, realizado pela Inspetoria de Defesa da Mulher e Ações Sociais (IDMAS) da Guarda Civil Metropolitana (GCM).

Com uma faixa que passava pela avenida entre os intervalos dos desfiles, uma frase de conscientização sobre o tema chamava atenção dos foliões, que também receberam materiais de divulgação sobre o Programa Guardiã Maria da Penha e os telefones da rede de apoio municipal oferecida para acolhimento de mulheres.


Nessa ação, foram envolvidas mais de 10 mil pessoas entre os dias 9 e 12/02, no Sambódromo do Anhembi. O efetivo da Inspetoria contou com 68 agentes, 13 viaturas e uma base de atendimento no local.

Saiba mais sobre a Campanha Não Se Cale, da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania.


No Carnaval de Rua, a Inspetoria de Defesa da Mulher e Ações Sociais (IDMAS) prestou apoio ao Ônibus Lilás da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania. A equipe atuou com seis viaturas e 18 agentes em cada um dos dias nos seguintes pontos:
• Monumento às Bandeiras;
• AV. Engº. Luiz Gomes Cardim Sangrirard;
• Av. Faria Lima, nº 4509;
• Praça da Republica;
• Rua Henrique Schaumann, nº 404;
• Av. Ipiranga (Largo Paissandu).

O total de agentes da IDMAS/GCM empregados nas ações do Anhembi e Carnaval de Rua foram 237 agentes, 43 viaturas. Ainda em reforço à segurança no Carnaval de Rua, a Guarda Civil Metropolitana (GCM) ampliou 10% de seu efetivo este ano em relação a 2023 em todas as regiões da cidade; diariamente, estiveram nas ruas 866 agentes, 200 viaturas e 100 motos.