Inspetoria de Defesa da Mulher e Ações Sociais participa de ação com a Polícia Civil

A Operação Átria tem como objetivo reprimir a violência contra as mulheres.

No último dia 8 de março, a Inspetoria de Defesa da Mulher e Ações Sociais (IDMAS) da Guarda Civil Metropolitana (GCM) prestou apoio à Polícia Civil na Operação Átria, que é realizada em todo o Brasil em referência ao Dia Internacional da Mulher. A ação teve como objetivo reprimir a violência contra as mulheres, com oficiais de segurança realizando diligências, a fim de cumprir mandados de prisão contra autores de violência doméstica.

A Operação uniu esforços dos agentes do Programa Guardiã Maria da Penha e de policiais da 1ª Delegacia de Defesa da Mulher junto à Casa da Mulher Brasileira.

Programa Guardiã Maria da Penha

O Guardiã Maria da Penha, criado em 8 de maio de 2014 por meio Decreto Municipal nº 55.089, é uma parceria entre SMSU, Grupo de Atuação Especial de Enfrentamento à Violência Doméstica (GEVID), Ministério Público e Coordenação de Políticas para Mulheres, da Secretaria Municipal de Direitos Humanos, a fim de prever proteção às mulheres vítimas de violência doméstica.

O Programa tem como objetivo fiscalizar o cumprimento das medidas protetivas expedidas pela justiça às mulheres vítimas de violência. No ano passado, foram realizados mais de 20 mil atendimentos e, em 2023, já foram efetuadas mais de 3 mil visitas às mulheres protegidas pelo Guardiã. Atualmente, 2.134 estão inseridas no Programa; a meta é acolher, até 2024, 2.600 vítimas de violência doméstica, de acordo com o Programa de Metas da Prefeitura, sob o eixo “SP Segura e Bem Cuidada”. Ao todo, o Guardiã já realizou quase 100 mil atendimentos desde 2014.

Hoje, nove viaturas atuam exclusivamente na fiscalização das medidas protetivas às mulheres vítimas de violência, das quais uma viatura presta apoio à Casa da Mulher Brasileira e mais três ficam à disposição das Delegacias de Defesa da Mulher. No total, o Programa conta com 98 agentes.

Casa da Mulher Brasileira

A Casa da Mulher Brasileira atende mulheres em situação de violência doméstica. Funciona 24 horas por dia e conta com equipe multidisciplinar, que visa acolhimento e escuta qualificada. A Casa oferece atendimento psicossocial, e brinquedoteca, transporte para atendimento de saúde e socioassistencial e alojamento de passagem. Além da Delegacia de Defesa da Mulher, estão presentes o Tribunal de Justiça, a Guarda Civil Metropolitana, a Defensoria Pública e o Ministério Público. Endereço: Rua Vieira Ravasco, 26 - Cambuci, São Paulo.