Defesa Civil da Cidade de São Paulo promove Semana de Prevenção de Desastres

Nos dias 10, 11, 13 e 14 de outubro, técnicos da Defesa Civil apresentarão os trabalhos realizados pela Coordenação Municipal de Defesa Civil.

A Secretaria Municipal de Segurança Urbana, por meio da Coordenação Municipal de Defesa Civil (COMDEC) de São Paulo, realizará nos dias 10, 11, 13 e 14 de outubro, a Semana de Prevenção de Desastres. O objetivo do evento é apresentar, explicar e esclarecer aos participantes os trabalhos realizados pela Defesa Civil de São Paulo, a fim de conscientizar a população a respeito dos riscos geológicos, como deslizamentos de terra, hidrológicos, relacionados a inundações de córregos, e tecnológicos, como incêndios e as possíveis causas destes, presentes no município. O evento será transmitido ao vivo pelo canal da Defesa Civil da Cidade de São Paulo no YouTube, das 9h às 10h30, e serão emitidos certificados de participação para aqueles que preencherem os formulários de presença disponibilizados pelo chat do YouTube em cada um dos dias.

No dia 10, será apresentado um panorama geral da Defesa Civil e da Divisão de Prevenção, bem como informações sobre o mapeamento de riscos geológicos.

O dia 11 será dedicado às explicações sobre os mapeamentos de riscos hidrológicos e tecnológicos.

As apresentações do dia 13 serão focadas na importância da educação e do uso de tecnologias na gestão de riscos.

Por fim, no dia 14 serão apresentadas as atividades da Divisão de Resposta e da Divisão de Operações da Defesa Civil Municipal.

Ao fim das palestras de cada dia, os espectadores poderão fazer perguntas para esclarecer as possíveis dúvidas acerca dos assuntos tratados.

A abertura do evento contará com a presença da Secretária Municipal de Segurança Urbana, Elza Paulina de Souza, e do Coordenador Geral da Defesa Civil, Joel Malta de Sá.

Para acompanhar as apresentações, basta acessar o canal oficial da Defesa Civil da Cidade de São Paulo no YouTube ou clicar nos links disponíveis na programação abaixo. 

Programação

10/10 - Tema: Panorama geral da Defesa Civil, Divisão de Prevenção e Mapeamento de Risco Geológico

9h-9h30 – Abertura do evento – com a presença da Secretária Municipal de Segurança Urbana, Elza Paulina de Souza e do Coordenador Geral da Defesa Civil, Joel Malta de Sá
9h30-9h40 – Divisão de Prevenção da Defesa Civil – Diretora de Prevenção Natália Leite de Morais
9h40-10h10 – Mapeamento de Risco Geológico – Geóloga Camila Duelis Viana
10h10-10h25 – Perguntas – com mediação da Geóloga Glaucia Barreto
10h25-10h30 – Encerramento – Geóloga Glaucia Barreto

Link da transmissão AQUI

11/10 - Tema: Mapeamento de Risco Hidrológico e Tecnológico

9h-09h10 – Abertura do evento – Assessora Priscila Pazzini
9h10-9h40 – Mapeamento de Risco Hidrológico – Geóloga Daiane Curti
9h40-10h10 – Mapeamento de Risco Tecnológico – Geólogo Odirney Benedito da Silva
10h10-10h25 – Perguntas – com mediação da Assessora Priscila Pazzini
10h25-10h30 – Encerramento – Assessora Priscila Pazzini

Link da transmissão AQUI

13/10 - Tema: Educação e Tecnologias na Gestão de Riscos

9h-9h10 – Abertura do evento – Geóloga Glaucia Barreto
9h10-9h40 – Mobilizações realizadas pela Divisão de Prevenção da Defesa Civil – Assessora Priscila Pazzini
9h40-10h10 – Utilização de aeronaves remotamente pilotadas pela Defesa Civil – Geólogo Bruno Mendes da Rocha
10h10-10h25 – Perguntas – com mediação da Geóloga Glaucia Barreto
10h25-10h30 – Encerramento – Geóloga Glaucia Barreto

Link da transmissão AQUI

14/10 - Tema: Operações e Resposta em Desastres

9h-9h10 – Abertura do evento – Assessora Priscila Pazzini
9h10-9h40 – Divisão de Operações da Defesa Civil – Diretora de Operações Luiza Pacheco da Silva
9h40-10h10 – Divisão de Resposta da Defesa Civil – Diretora de Resposta Thaís Oliveira Souza
10h10-10h25 – Perguntas – com mediação da Assessora Priscila Pazzini
10h25-10h30 – Encerramento – Coordenador Geral da Defesa Civil Joel Malta de Sá

Link da transmissão AQUI

 

Sobre a Defesa Civil

A Coordenação Municipal de Defesa Civil da Cidade de São Paulo está subordinada à Secretaria Municipal de Segurança Urbana e conta com Divisões Técnicas centralizadas (Prevenção, Operações e Resposta) e 32 Divisões Técnicas distribuídas em cada uma das Subprefeituras da cidade.

A Divisão de Prevenção (DPREV) é responsável pelos mapeamentos de riscos geológicos, hidrológicos e tecnológicos em assentamentos precários na Capital, além da realização de ações de mobilização e conscientização desenvolvidas com escolas e lideranças comunitárias.

A Divisão de Operações (DOP) é responsável por receber e organizar as informações sobre a ocorrência de emergências e desastres e, posteriormente, comunicar e solicitar providências aos órgãos competentes. Além disso, a DOP tem a incumbência de auxiliar na providência dos recursos humanos e materiais necessários para o pronto atendimento das emergências.

A Divisão de Resposta (DRESP) é responsável por planejar e coordenar as ações de atendimento a emergências e desastres, garantir que todas as equipes que atuam no pronto atendimento aos munícipes estejam capacitadas e habilitadas, além de promover e organizar exercícios simulados para aperfeiçoamento da capacidade de resposta da população.

As Divisões de Defesa Civil (DDEC) são responsáveis pelas ações preventivas, operacionais e de resposta no seu território, que tratam, respectivamente, da mobilização e articulação das lideranças comunitárias, da elaboração de Planos de Contingência para preparação às emergências e desastres, e do pronto atendimento aos munícipes.

Nas palestras da Semana de Prevenção, todos esses trabalhos serão apresentados com detalhe. Assista e participe pelo chat do próprio YouTube. E não se esqueça: “Defesa Civil somos todos nós”.