Guarda Civil Metropolitana completa 36 anos de existência

Solenidade realizada na Academia de Formação em Segurança Urbana teve desfile e entrega de honrarias

Nesta quinta-feira (15), a Guarda Civil Metropolitana comemora 36 anos desde sua criação. Como parte da celebração de aniversário, foi realizada uma solenidade na Academia de Formação em Segurança Urbana – AFSU, em homenagem aos serviços prestados pelos agentes à população paulistana desde 1986.

A solenidade contou com a presença do Prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes; da Secretária de Segurança Urbana, Elza Paulina de Souza; do Secretário Adjunto de Segurança Urbana, Fagotti Júnior; Secretário da Casa Civil, Fabrício Cobra; Secretária de Gestão, Marcela Arruda; do Comandante Geral da Guarda Civil Metropolitana, Inspetor Superintendente Agapito Marques; do Coordenador da Defesa Civil do Município, Inspetor Superintendente Joel Malta de Sá; do Subprefeito da Mooca, Danilo Antão Fernandes; e da Vereadora Edir Salles, além de outras personalidades políticas.

A cerimônia contou com um desfile cívico e também a entrega de honrarias a 76 homenageados, realizada pelo Prefeito, Secretária de Segurança Urbana, Secretário Adjunto, Comandante Geral da GCM, pela Secretária de Gestão e pela Vereadora Edir Salles. Os agraciados compreendiam agentes da GCM, autoridades e personalidades civis e militares.

“Eu amo a Guarda e a população de São Paulo a reconhece como uma instituição que presta um bom serviço, é isso o que nos move”, declarou o Prefeito. Ele também ressaltou o concurso público para a contratação de mais 1 mil guardas. “Os novos agentes devem ingressar ainda este ano, e passado esse período de treinamento, devemos contratar mais 1 mil, chegando a quase 7 mil guardas”.

Durante o evento, a Secretária Elza Paulina de Souza ressaltou a importância da parceria com órgãos da Prefeitura e do Estado de São Paulo para o reconhecimento que a Guarda tem hoje. “Sem essa parceria, não seria possível dar continuidade com os trabalhos da Secretaria e apresentar resultados”, concluiu.

A Secretária ingressou na GCM quando a primeira turma feminina foi formada. Agora, no comando da Secretaria Municipal de Segurança Urbana, ela diz que a atual gestão tem buscado melhorias e inovações para que a Guarda possa prestar um serviço cada vez melhor em prol da Cidade e dos munícipes.

“Você não ama aquilo que você não conhece. Quando você conhece e passa a amar, você cuida. A Guarda representa minha vida, uma segunda família para mim, e eu amo essa família azul-marinho”, complementou a Secretária.

Sobre a Guarda

A Guarda Civil Metropolitana foi criada em 15 de setembro de 1986, na gestão do prefeito Jânio da Silva Quadros, por meio da Lei Municipal Nº 10.115. Atualmente, a GCM conta com efetivo de 5.876 agentes e 424 viaturas no policiamento em toda a cidade de São Paulo, cinco Comandos Operacionais, distribuídos nas regiões Centro, Leste, Oeste, Sul e Norte, e 32 Inspetorias Regionais, organizadas por Subprefeitura. Hoje, é a maior Guarda Municipal de todo o País, e está com concurso público em andamento para a contratação de 1 mil novos agentes.

A Guarda conta ainda com Inspetorias Especializadas: Canil, Inspetoria de Operações Especiais – IOPE, Inspetoria de Ações com Motocicletas – IAMO, Inspetoria da Câmara – ICAM e Inspetorias de Defesa Ambiental – IDAM.

A GCM participa na proteção ambiental, com a Guarda Civil Metropolitana Ambiental que, de janeiro a agosto deste ano, atendeu a 25 ocorrências envolvendo posse irregular de animais silvestres, nas quais 19 pessoas foram autuadas, e cinco Inspetorias de Defesa Ambiental – IDAM, que monitoram e fiscalizam atividades em represas e áreas de mananciais da Capital.

A Guarda conta com a utilização de drones, por meio do Programa Dronepol, da Secretaria Municipal de Segurança Urbana, para a realização de operações mais complexas, como monitoramento de grandes eventos e captação de fotos e vídeos em áreas ou situações de risco. Por fim, há também o aplicativo SP+Segura e câmeras de videomonitoramento, que visam agilizar e otimizar os atendimentos a ocorrências em toda a cidade.

Ações sociais

Os agentes também atuam em programas sociais realizados pela Inspetoria de Defesa da Mulher e Ações Sociais – IDMAS, criada em 2019 e composta por equipes de profissionais com formação específica e dedicação exclusiva. O Programa Guardiã Maria da Penha, inserido no rol de atividades da IDMAS, já realizou mais de 11 mil atendimentos só no primeiro semestre de 2022. Atualmente 1.779 mulheres vítimas de violência recebem proteção do Programa, e a meta é acolher 2.500 mulheres por ano até 2024.

Outros programas sociais da IDMAS são Anjos da Guarda, que ajuda a encontrar pessoas desaparecidas; Casa de Mediação, que busca a resolução pacífica para os casos de desentendimentos que podem ser tratados fora da esfera judicial; Criança Sob Nossa Guarda, contribuindo com o processo de conhecimento e aprendizagem de crianças por meio de atividades lúdicas; e o Grupo de Educação e Prevenção às Drogas – GEPAD, cuja finalidade é prevenir o uso de drogas primárias e secundárias (lícitas e ilícitas) pelo público infantojuvenil em escolas, promovendo palestras socioeducacionais com alunos, pais e docentes.

As ações sociais também são realizadas pelas Inspetorias Especializadas, como o Canil da GCM, cujos cães são usados para a prática de Cinoterapia, um tratamento complementar visando proporcionar bem-estar e melhorar a socialização e autoestima por meio do contato com os cães.