Agenda 2030: SMSU participa de evento da Prefeitura na área de desenvolvimento sustentável

São Paulo ganha documento importante que foi assinado pela Secretária Elza Paulina de Souza

Ocorreu no último sábado (12), no Parque Augusta Bruno Covas, o lançamento do Plano de Ação para implementação da Agenda 2030. De iniciativa da Secretaria Municipal de Relações Internacionais, que atende a uma exigência da Organização das Nações Unidas, a cidade agora conta com um documento sofisticado para lidar com as mudanças climáticas e deixar São Paulo na vanguarda mundial do desenvolvimento sustentável.

Estiveram presentes o Prefeito Ricardo Nunes, a Secretária Municipal de Relações Internacionais, Marta Suplicy, o Secretário de Governo Municipal, Rubens Rizek e os vereadores Xexéu Tripoli, Sandra Tadeu e Cris Monteiro. A SMSU foi representada pela Secretária Elza Paulina de Souza.

No início do evento, os convidados conheceram as atrações montadas no Parque para a ocasião, como a demonstração de um biodigestor inflado e de um BioBanheiro, além de visitarem o Projeto Jardins e Feiras Sustentáveis, um estande dedicado a compostagem e a entrega de mudas. Os cães do Canil da Guarda Civil Metropolitana alegraram os presentes e a Banda Musical da GCM, sob regência do maestro Davi Bastos dos Santos, tocou na abertura da programação.

A Guarda Ambiental também instalou no local uma tenda com os equipamentos usados no trabalho de patrulha, como objetos usados na apreensão de animais silvestres contrabandeados e os drones de monitoramento. Os Guardas da Ambiental estavam presentes para tirar dúvidas da população e mostrar os trabalhos da Secretaria na área.

Durante o discurso de abertura, Marta Suplicy agradeceu a presença da Secretária e exaltou a atuação da Inspetoria de Defesa Ambiental da GCM no monitoramento da Mata Atlântica e na contribuição que trará para a cidade na implementação das metas da Agenda 2030. O Prefeito Ricardo Nunes aproveitou para elogiar a trajetória de vida da Secretária Elza e sua ascensão na Guarda Civil Metropolitana até se tornar a primeira mulher à frente tanto da Guarda quanto da Secretaria Municipal de Segurança Urbana. Agradeceu também a presença da Banda Musical e do Canil, bem como todo o trabalho de patrulhamento que a GCM faz nos parques municipais.

Todos os convidados se reuniram para assinar o Plano de Ação para implementação da Agenda 2030, que traz 655 ações priorizadas para o quadriênio 2021-2024 e 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

À tarde, a Secretária Elza participou da mesa temática SP Segura, Bem Cuidada e Ágil, que contou também com a presença da Assessora Especial da Secretaria de Planejamento e Entregas Prioritárias, Maria Luiza Oliveira Gedeon, do Diretor do Departamento de Zeladoria Urbana, Radyr Llamas Papini e vídeo do representante da sociedade civil na Comissão Municipal ODS, Leonardo Masumesi, do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB).

Durante sua exposição, ao mostrar as ações de destaques da Segurança Urbana e a atuação da Guarda Ambiental nas áreas de proteção ambiental e na preservação da biodiversidade, Elza afirma que "é preciso que tenha também a participação da sociedade, que a gente tenha uma sensação de pertencimento de algo que é meu. Aquele território também é meu". É através do sentimento de pertencimento ao espaço urbano que a população passa a respeitá-lo.
Elza também destacou a importância do papel da educação: "a educação ainda é o mecanismo mais efetivo para que a gente possa chegar nas pautas efetivas de ação no município”. Para comprovar a importância da educação, participou ao final da mesa de uma entrevista com jovens do Programa Imprensa Jovem, da Secretaria Municipal de Educação, convidando-os a conhecer os programas da SMSU.