Festividade dos 468 anos do Aniversário da Cidade de São Paulo começaram com ato cívico e celebração de missa na Catedral da Sé

Secretaria Municipal de Segurança Urbana e autoridades participaram de ato cívico oficial, na manhã desta terça-feira (25), no Pateo do Collegio, na região central

 A grande metrópole de São Paulo, comemorou seus 468 anos nesta terça-feira (25), com uma série de atividades para celebrar essa data. A capital celebrou seu aniversário com ato cívico no Pateo do Collegio, região central da capital e missa na Catedral da Sé com arcebispo metropolitano, Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer.

A cidade de São Paulo teve sua fundação em 25 de janeiro de 1554, mesma data em que se comemora a conversão do apóstolo Paulo de Tarso, o São Paulo. No mesmo local onde hoje é conhecido como Pateo do Collegio e onde foi construída a primeira edificação da cidade pela missão jesuítica liderada pelos padres José de Anchieta e Manuel da Nóbrega, com a intenção de catequizar as populações indígenas, a localidade ganhou a condição de cidade em 17/11.

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Urbana, promoveu algumas apresentações como: Banda Musical da Guarda Civil Metropolitana de São Paulo, com 18 integrantes realizaram o hasteamento do Pavilhão Nacional, a Guarda Bandeira com hasteamento do Pavilhão Nacional e das bandeiras do Estado e do Município, estas duas últimas respeitando o Decreto Estadual nº 64.946, de 06 de maio de 2020 (luto oficial), permanecendo ambas à meio mastro.

O evento contou com a presença de representantes do Governo do Estado de São Paulo, da Prefeitura de São Paulo, da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro, da Aeronáutica, da Guarda Civil Metropolitana, da Polícia Militar e da Arquidiocese de São Paulo.

Após essa cerimônia, autoridades, civis, militares e religiosas, caminharam até a Catedral da Sé, para acompanhar a missa de aniversário de São Paulo, realizada pelo Cardeal Arcebispo Dom Odilo Pedro Scherer.

Estiveram presentes a Secretária Municipal de Segurança Urbana, Elza Paulina de Souza, o Adjunto da pasta, Dalmo Luiz Coelho Álamo, e o Subcomandante da Guarda Civil Metropolitana, Inspetor Superintendente Wilson Batista dos Santos. Vários secretários e subprefeitos da administração municipal participaram desta cerimônia. O Prefeito Ricardo Nunes, a primeira dama Regina Nunes e demais autoridades.

Com muita honra, a Guarda Civil Metropolitana e a Defesa Civil têm a missão de proteger seu bem maior: o cidadão paulistano.