Balanço da Defesa Civil Durante o Período de Atenção

Plano Preventivo Chuvas de Verão (PPCV) para o biênio 2021/2022

O Plano Preventivo Chuvas de Verão (PPCV) para o biênio 2021/2022, oficializado pela Portaria SGM/SECLIMA nº 03, de 29 de outubro de 2021, é uma ação da Prefeitura de São Paulo que gerencia riscos associados ao período de chuvas na cidade, realizando a coleta de dados para se formular uma política de resposta eficiente aos danos causados pelas chuvas de verão ao cidadão e ao patrimônio. Sua fase operacional teve início no mês de novembro de 2021, com atuação até 31 de março de 2022, podendo ser estendido caso haja necessidade específica.


Sob coordenação da Secretaria Executiva de Mudanças Climáticas, este período de atenção com as chuvas fica sob a supervisão técnica e operacional da Coordenação Municipal da Defesa Civil, órgão subordinado à Secretaria Municipal de Segurança Urbana.


Apesar do aumento nos casos de chuva durante este período do ano, segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da Prefeitura de São Paulo, tanto os meses de novembro quanto o de dezembro de 2021 tiveram níveis de chuva abaixo da média. Dezembro registou nível de chuva 12,4% abaixo da média e novembro com índice de 32,5% menor que o normal.


Já de acordo com dados do Centro de Controle Integrado (CCOI) da Defesa Civil, desde o início do Plano Preventivo Chuvas de Verão foram atendidas aproximadamente 2575 ocorrências no período entre 01/11/2021 a 31/12/2021. Na semana entre 13 e 17 de dezembro, período com maior índice pluviométrico do mês, quando houve um acumulado médio de 77,5mm, apenas no dia 14 houve 10 quedas de árvores, 16 quedas de galhos, 23 riscos iminentes de queda de árvores, 2 desabamentos, 8 ocorrências com riscos de desabamento, 7 alagamentos, 1 inundação, 6 acionamentos sobre rachaduras de edificação, 3 erosões de via, 2 rompimentos de galeria de águas pluviais e 63 vistorias em área de risco. Nos primeiros 11 dias de 2022 foram 765 acionamentos, sendo 354 ocorrências envolvendo árvores (queda de árvore, queda de galho e avaliação de risco iminente de queda), 225 vistorias em edificações e 95 deslizamentos e desabamentos.

 

Como chegam as ocorrências até a Defesa Civil?


O munícipe entra em contato através do telefone 199. Seu chamado é então registrado através do SIGRC - Sistema Integrado de Relacionamento com o Cidadão.
O CCOI - Centro de Controle Integrado da Defesa Civil, assim que a ocorrência é registrada no sistema, entra em contato com o solicitante para maiores informações e validação da ocorrência.

 

Como é feito o atendimento da Defesa Civil?


Após a validação da ocorrência, ela é encaminhada para a Defesa Civil Regional para que o Diretor faça a vistoria técnica. Em se tratando de quedas de árvores ou galhos, uma equipe de resposta é acionada. A Defesa Civil possui 9 equipes de resposta espalhadas estrategicamente pela Cidade: 02 na Zona Sul, 02 na Região Centro-Oeste, 02 na Zona Norte e 03 na Zona Leste.