Exposição de reabertura do Memorial da Guarda Civil Metropolitana é inaugurada

O Memorial está localizado na Academia de Formação em Segurança Urbana

Fotografias, vídeos, relatos e objetos de época ajudam a contar e preservar histórias. Parte das memórias sobre a Guarda Civil Metropolitana está presente no acervo do Memorial, reaberto hoje (14), na Academia de Segurança Urbana.

A iniciativa para o estabelecimento de um espaço de guarda de memória foi iniciada em 2016, buscando reunir elementos históricos no espaço de formação dos GCMs. As memórias, ilustradas nos documentos, serviriam de subsídio para transmitir a história da Corporação, situando-a no tempo e relacionando-a com demais acontecimentos da gestão municipal.

As fotografias e gravações de vídeo foram, em sua imensa maioria, captadas por Augusto Frederico Antunes, fotógrafo da Secretaria Municipal de Segurança Urbana, que esteve produzindo registros fotográficos desde a fundação da Guarda Civil Metropolitana, em 1986. “Uma palestra do Professor Mário Sergio Cortella, lá no Anhembi, me inspirou. Ele sempre repetia o bordão "você vai morrer. Qual o seu legado?". Eu botei isso na cabeça, então, o meu legado é esse. Eu fotografo a Guarda desde que ela existe", disse o fotógrafo.

Passagens de Comando, treinamentos, operações, a diversidade de atuações do efetivo, reportagens, desfiles, as unidades ao longo dos anos, as gestões municipais, os acontecimentos registrados ao longo de 35 anos, compõem o material, parcialmente digitalizado.

A criação de Comitê Gestor do Memorial faz parte das iniciativas do Plano Municipal de Segurança Urbana, que está em fase de consultas. O Eixo 2, Sensibilização e Coprodução em Segurança Urbana, está voltado às iniciativas de fortalecimento e criação de espaços de participação social, educação em segurança urbana e enriquecimento dos espaços de cultura e identidade dos agentes.

A exposição de fotografias, aberta hoje, foi organizada por períodos de governo, de forma que os guardas civis e os munícipes tenham a oportunidade de observar, através de imagens captadas pelas lentes de um entusiasta, agentes de segurança urbana e sua atuação comunitária, inspirada por seu lema oficial: Aliada, Protetora e Amiga.