SMSU inicia obras de revitalização da nova sede do IOPE

A localização trará nova perspectiva para a região do Parque Dom Pedro

A nova sede da Inspetoria de Operações Especiais tem projeto, gerenciamento fiscalização realizadas pela Superintendência de Planejamento da Guarda Civil Metropolitana, sob supervisão da Secretaria Municipal de Segurança Urbana. Além da IOPE, as Inspetorias Sé (ID-11) e Bom Retiro (ID-10) também foram organizadas pelas equipes.

Na manhã desta quarta-feira (24), gestores da SMSU acompanharam a Secretária Elza Paulina de Souza no marco do inicial das obras. O projeto é um marco histórico e integra a revitalização das demais unidades da GCM, uma das prioridades da gestão. A prevê revitalização completa das duas edificações que integram o local, uma de 666,50 m² e 88,42 m².

A revitalização da nova sede do IOPE, próximo ao Parque Dom Pedro, traz mais arborização e segurança ao local. Para o Secretário Adjunto, Dalmo Luiz Coelho Álamo “a unidade nesta área central vai favorecer muito o policiamento no entorno, das pessoas no terminal, dos transeuntes em geral, do Mercado Municipal, do Catavento e de toda região. A ideia é preservar ao máximo a questão ambiental do local, pois podemos observar que não apenas a fauna é diversificada, temos vários tipos de pássaros e isso no centro da cidade é cada vez mais raro. E com isso, irá tornar o ambiente mais agradável para os servidores e todos aqueles que transitam nos perímetros”.

O Inspetor Superintendente Fernandes, Comandante da Superintendência de Ações Ambientais e Especializadas – SAE, unidade a qual a IOPE está subordinada, comentou sobre as novas instalações: "a expectativa do efetivo para ocupar a nova sede é grande, pois iremos facilitar e unir as duas unidades da especializada, administrativa e operacional, a fim de otimizar o nosso tempo e ações”.

O Engenheiro Civil e de Segurança do Trabalho, da Superintendência de Planejamento, Willian Diniz, ressalta a importância desta obra de grande porte "serão cerca de 600 homens trabalhando para a revitalização da nova sede do IOPE. Vamos manter o compromisso que firmamos com as Subprefeituras e com a Secretaria do Verde e Meio Ambiente, mantendo a vegetação local e, também, viabilizando nossa infraestrutura operacional, administrativa e de treinamentos para o efetivo”.

A empresa responsável pelas obras, contratada através de pregão público, terá 150 dias para finalizar os trabalhos na nova sede. O investimento total é de R$ 1.040.000,00.


Revitalização de Unidades

A revitalização das unidades da Guarda Civil Metropolitana é uma das prioridades da gestão. Obras estão em andamento no Comando Operacional Centro, na ID 10 (Bom Retiro), ID 28 (São Mateus), ID 34 (Freguesia do Ó) e ID 42 (Butantã). Ao total, 20 unidades da GCM serão revitalizadas nos próximos meses, através de recursos combinados, na maior iniciativa de modernização das Inspetorias.

Além das intervenções nas estruturas físicas, novos computadores e webcams; novos equipamentos básicos e especializados; renovação do parque bélico básico; munições para operação e treino; coletores de dados, com aplicativo próprio para inserção direta no SIG-GCM; novos contratos de serviços compõem a amplitude de ações de fortalecimento da segurança urbana na cidade de São Paulo.

Saiba mais: bit.ly/31iZ5UW