Assinatura de contrato para execução de obras de revitalização da nova sede do IOPE

Empresa ganhadora terá 150 dias para entrega das obras

Uma nova etapa na estruturação da sede da Inspetoria de Operações Especiais acaba de ser formalizada. A empresa ganhadora da licitação, que foi contemplada entre 12 participantes do certame público, esteve hoje (22) na Secretaria de Segurança Urbana para assinatura do contrato.

A formalização do contrato permite o início imediato das obras. O projeto, elaborado pela Superintendência de Planejamento, prevê revitalização completa das duas edificações que integram o local, uma de 666,50 m² e 88,42 m².

Para contemplar o projeto, o prédio maior será redefinido, integrando ambientes e criando espaços amplos. Haverá área completa para administrativo e auditório, além de estruturas de refeitório, vestiários e armaria. O prédio conta, ainda, com área aberta interna que, assim como a área externa, receberá paisagismo coordenado pelo arquiteto paisagista André Graziano e pelo biólogo Rodrigo Silva, executado pela equipe do Gentileza Urbana, da Subprefeitura Sé.

O segundo prédio comportará vestiário externo e uma academia completa será instalada, com aparelhos de musculação e tatame para prática de lutas e artes marciais. A área municipal, de aproximadamente 9.041 m², estará totalmente integrada ao território.
A localização estratégica, com dinâmica viária e proximidade de importantes locais da cidade, trará nova perspectiva para a região do Parque Dom Pedro. Para a secretária Elza Paulina de Souza, a nova sede, totalmente planejada para o efetivo, é uma importante conquista “o efetivo e a população do entorno irão se beneficiar muito com a integração”.
O projeto prevê, ainda, modernização das estruturas elétrica e hidráulica e substituição de telhado, portas e janelas, acomodando perfeitamente os 203 integrantes do efetivo e os veículos da Inspetoria. A empresa terá 150 dias para finalizar as obras da nova sede. O investimento total é de R$ 1.040.000,00.

Revitalização de Unidades

A revitalização das unidades da Guarda Civil Metropolitana é uma das prioridades da gestão. Obras estão em andamento no Comando Operacional Centro, na ID 10 (Bom Retiro), ID 28 (São Mateus), ID 34 (Freguesia do Ó) e ID 42 (Butantã). Ao total, 20 unidades da GCM serão revitalizadas nos próximos meses, através de recursos combinados, na maior iniciativa de modernização das Inspetorias.
Além das intervenções nas estruturas físicas, novos computadores e webcams; novos equipamentos básicos e especializados; renovação do parque bélico básico; munições para operação e treino; coletores de dados, com aplicativo próprio para inserção direta no SIG-GCM; novos contratos de serviços compõem a amplitude de ações de fortalecimento da segurança urbana na cidade de São Paulo.