Mutirão da Saúde oferece atendimento multidisciplinar aos GCMs

A ação, realizada através de parceria com a Uninove, teve como foco a prevenção

 Uma parceria entre a Secretaria Municipal de Segurança Urbana e a Universidade Nove de Julho viabilizou o Projeto Mutirão da Saúde, disponibilizando atendimento multidisciplinar aos agentes de segurança urbana da Guarda Civil Metropolitana em locais acessíveis ao efetivo.

A iniciativa, articulada pela Divisão de Orientação Social, tem como objetivo disponibilizar serviços essenciais à saúde e bem estar, avaliações preventivas e encaminhamentos para continuidade de tratamentos. "Trata-se de uma iniciativa que deve acontecer mais vezes porque é uma das prioridades desta gestão. Cuidar da saúde dos servidores e auxiliar cada indivíduo a cuidar da sua saúde", disse Milton Della Costa, Diretor da DOS.

O primeiro evento, realizado nos dias 27 e 28/10 no Comando Geral da GCM, atendeu 141 servidores. A ação envolveu diversos especialistas que, de forma gratuita, atenderam e orientaram os servidores após triagem inicial, realizada por enfermeiros. As avaliações iniciais observam risco de doenças cardiovasculares e a verificam a situação vacinal dos agentes.

Após a triagem, os agentes passam por atendimento com nutricionistas, fisioterapeutas, dentistas e psicólogos, onde recebem orientações, avaliações e encaminhamentos. Alguns diagnósticos, como o cálculo de Índice de Massa Corporal, são realizados na hora, além de práticas para alívio de dores osteomusculares, uma queixa comum entre os agentes. O atendimento psicossocial também é realizado, com acolhimento, escuta, avaliação do nível de estresse e encaminhamentos.

O próximo evento será realizado na SMSU, nos dias 10 e 11/11.


Atenção psicossocial e saúde no trabalho

A saúde psicossocial do servidor em segurança é preocupação nacional. A Lei 13.675/18 estabelece a criação do Programa Nacional de Qualidade de Vida para Profissionais de Segurança Pública (Pró-Vida), voltado à saúde no trabalho e atenção psicossocial, estendida à família dos agentes.
O Sistema Único de Segurança Pública e a Política Nacional de Segurança Pública e Defesa Social estabelecem parâmetros nacionais, indicando a necessidade de articulação e iniciativas dos entes federativos para a disponibilização de serviços.