Adoção responsável de animais no Canil da GCM

1ª Feira de Adoção, realizada na sede da Inspetoria, integrou efetivo e munícipes

A Inspetoria do Canil da Guarda Civil Metropolitana promoveu ontem (25) uma feira de adoção de animais. O evento faz parte das comemorações dos 35 anos da GCM e foi marcado pela integração entre o efetivo e os munícipes. As ONGs Amigos e Bichos, Mimos da Rua e Eu Luto Pelos Animais trouxeram os animais: eram filhotes e adultos, saudáveis, vacinados e castrados. A cada adoção, a sirene de uma viatura era acionada. O novo tutor e seu animal eram chamados a uma das tendas montadas, para receber o carinho e apoio dos guardas, além de alguns presentes doados por parceiros.

Oito animais foram adotados no evento. Para assegurar a responsabilidade, os candidatos passavam por entrevistas e, ao final do processo, assinavam um termo de adoção responsável. As diretoras da ONG Amigos e Bichos detalharam parte do procedimento. Segundo Cristiane Gambarini “a entrevista busca, também, ver se o perfil do adotante encaixa com o do animal”. “Fazemos um cadastro e a gente mantém contato com todos eles”, completou Fátima Boff.

As histórias de vida dos animais também são consideradas durante o processo. Os cães Guto e Bartô, um poodle e um doberman, foram resgatados juntos pela ONG Liga da Justiça Animal e têm uma forte conexão. Sua adoção só foi possível porque a adotante, Jocirlei Neves, tinha condições de manter o vínculo dos animais. Para auxiliar o processo de adaptação, o Subinspetor Lucas, especialista do Canil da GCM, ofertou consultoria à família.

Uma gata encontrada e resgatada há um ano durante uma operação do Canil da GCM também foi adotada no evento. A equipe se empenhou na recuperação do animal, que necessitou de fisioterapia e lar temporário, conseguidos através de
parcerias. A Subinspetora Patrícia contou a história ao público, bastante emocionada. Em seu novo lar, sob a tutela de Janaína Camargo, ela receberá o nome de Salen.

Durante todo o evento, os agentes da Inspetoria, especialistas no treinamento e condução de cães, deram dicas ao público e aos adotantes, demonstrando condutas, auxiliando na escolha e uso de equipamentos de condução. A equipe de Cinoterapia também realizou uma apresentação social. As duplas Saroo e 2ªCL Marina; Rana e 2ªCL Danusa; Zara e CE Rosangela; Max e CE Cleia; Roma e CE Vagner e Balder e SI Patrícia fizeram demonstrações de treinamentos e práticas sociais, em completa sintonia, interagindo com o público, em especial com as crianças presentes. A veterana Ramona também desfilou com seu tutor, CR Araújo, numa demonstração de carinho e reconhecimento pelos oito anos de trabalhos prestados à população paulistana.

As atividades de Cinoterapia, realizadas em hospitais e unidades terapêuticas, suspensas ao longo das fases mais críticas da pandemia, serão retomadas paulatinamente, observando protocolos de prevenção e cuidados necessários.