Comissão de Estudo planeja aprimorar plano de carreira da GCM

Valorização profissional dos agentes de segurança

A Secretaria Municipal de Segurança Urbana deu início aos estudos para aprimorar o plano de carreira do Quadro Técnico dos Profissionais da Guarda Civil Metropolitana. A Lei nº 16.239, de 19 de julho de 2015, além de dispor sobre o quadro técnico, reenquadrou cargos e funções.

A comissão foi criada com o propósito de elaborar um estudo que considere especialmente a valorização salarial dos agentes de segurança e que consequentemente desperte interesse do público pela carreira de Guarda Civil Metropolitano.
A estrutura hierárquica da GCM é validada por meio de graduação, que vai de GCM 3ª Classe à Inspetor Superintendente, sendo este último, o maior grau de hierarquia.

Desde a sua aprovação, o plano não sofreu alterações de cargos e funções, dessa forma busca concretizar uma seleção e capacitação mais adequada às necessidades da Instituição, contando efetivamente com um aumento no padrão de qualidade, tanto no serviço prestado à sociedade, quanto na satisfação do servidor.

O grupo de estudo estará aberto para receber proposta do contingente, bem como aperfeiçoará pontos importantes do plano atual, outrossim, analisará os seguintes fatores: reestrutura do quadro técnico dos profissionais da GCM, configuração da carreira, escala de padrões de vencimentos, promoção horizontal, progressão e promoção vertical, currículo e trajetórias formativas, jornada de trabalho e regime especial de trabalho policial.