CompStat Paulistano - sistema integrado para identificação de áreas sensíveis à desordem urbana

O programa subsidia diagnóstico e monitoramento do território municipal, através de cruzamento de dados

  O Compstat Paulistano, programa da Secretaria Municipal de Segurança Urbana criado em 2019, direcionou a implantação de procedimentos para melhoria contínua na prevenção da criminalidade, da violência e da desordem urbana.

O Sistema Integrado permite o monitoramento do território municipal através do cruzamento de dados, obtidos de diferentes fontes de estatísticas criminais e canais de comunicação com o munícipe, como o aplicativo SP+Segura e o Sistema Infocrim, da Secretaria de Segurança Pública do Estado.

As informações, sistemáticas e geolocalizadas, são fontes efetivas e, ao serem sistematizadas na forma de indicadores de segurança urbana, viabilizam a produção de diagnósticos constantes, aplicados no planejamento estratégico e orientação de ações operacionais apontando, com precisão, a demanda por policiamento e ações de prevenção, além de permitir, posteriormente, a avaliação de resultados e impactos.

No âmbito do CompStat Paulistano, as unidades dos níveis operacional, tático e estratégico da Guarda Civil Metropolitana observam a demanda por policiamento, considerando sua incidência no espaço urbano, temporal e sazonal, tanto em âmbito geral do município, quanto da respectiva abrangência territorial. A distribuição da GCM pelo território municipal é caracterizada como Convencional, Especializada e Ambiental. O efetivo é organizado em cinco Comandos Operacionais, formados por 31 Inspetorias de Divisão; Inspetorias Técnicas (ICAM, IOPE, IAI, CANIL e IDMAS), Inspetorias Ambientais (Anhanguera, Capivari-Monos, Carmo e Ibirapuera) e Base de Defesa Ambiental.

Os subsídios obtidos através dos dados indicam fontes efetivas de demanda por policiamento, como postos de policiamento permanentes, especialmente os próprios municipais; perímetros de policiamento prioritário ou temporário; fontes de desordens urbanas; eventos a serem realizados no território; manchas de ocorrências criminais; pessoas em situação de vulnerabilidade e operações conjuntas, solicitadas por outros órgãos públicos.

A demanda orienta as missões de policiamento, categorizadas, também, pelas diretrizes dos programas prioritários de proteção da Guarda Civil Metropolitana, prioridades e rede de parcerias no território. Este conjunto de variantes permite indicar, ainda, as modalidades e variações de policiamento.

Podemos citar, como exemplo prático de aplicação de dados e índices, o atendimento de vítimas de violência doméstica, inclusas no Programa Guardiã Maria da Penha. Para garantir a segurança dessas mulheres, os agentes de segurança urbana planejam visitas e rondas, a partir da rotina da atendida e das características específicas demandadas por este tipo de crime.

Além da ação preventiva, elas contam com o Dispositivo de Socorro Imediato, instalado no celular, que permite acionamento imediato da GCM, buscando impedir que ela seja novamente vitimada. A Central de Telecomunicações é acionada e, imediatamente, a viatura mais próxima se desloca até o local onde vítima solicitou ajuda.

Os dados do Sistema Integrado possibilitam visualizar o policiamento, os acionamentos emergenciais e a incidência destes crimes por território, por data e por qualificação, permitindo o direcionamento de ações preventivas e articulação intersecretarial para o atendimento das vítimas.