A GUARDA CIVIL METROPOLITANA AMBIENTAL NO COMBATE A INCÊNDIOS

A atuação aconteceu em diversas áreas verdes de proteção ambiental

   A Secretaria Municipal de Segurança Urbana, por intermédio da Guarda Civil Metropolitana e da Coordenação Municipal de Defesa Civil, atua em conjunto com a Secretaria do Verde e Meio Ambiente, na Operação Fogo Zero, que visa agilizar o atendimento e o combate às chamas em áreas de proteção ambiental e parques da Cidade.

A Superintendência de Ações Ambientais e Especializadas - SAE, da GCM, tem fiscalizado e combatido o desmatamento de áreas preservadas; as invasões de áreas de mananciais e o transporte de resíduos irregulares. Realiza o resgate de animais silvestres vitimados por acidentes e pelo tráfico. Por intermédio do Destacamento Náutico, faz o policiamento de praias e a fiscalização náutica na Represa Guarapiranga; além de atuar em apoio no combate aos incêndios.

A finalidade é proteger toda diversidade da flora e fauna, sob monitoramento do Programa Vigilância pela Biodiversidade - VigiBio, da Divisão de Defesa e Vigilância Ambiental - DDVA, da Secretaria Municipal de Segurança Urbana.

De acordo com a Superintendência, em 2019 houve 33 atendimentos realizados no combate a incêndios. Já neste ano de 2020, até o momento foram atendidas 14 ocorrências desta natureza, em conjunto com o Corpo de Bombeiros da Polícia Militar.

No último mês de junho, em razão das comemorações juninas com soltura de balões, tiveram destaque dois grandes incêndios. Um deles ocorreu no Parque do Carmo, região leste da cidade, no dia 1º de junho, quando uma área de quatro hectares foi atingida com a queimada e exigiu o emprego das equipes da Inspetoria de Defesa Ambiental Carmo – IRDAM Carmo.

Outro incêndio ocorreu no dia 21 de junho, na região do Pico do Jaraguá. O fogo foi controlado com o apoio dos guardas civis da Base de Defesa Ambiental Cantareira e da Inspetoria de Defesa Ambiental Anhanguera. O incêndio foi causado pela queda de um balão, e depois de 5 horas dentro da mata, as equipes tiveram êxito em apagar as chamas.