Instituto Butantan disponibiliza testes rápidos de COVID-19 para servidores da SMSU e seus familiares

A testagem iniciou-se nesta segunda-feira (22)

 

A Secretaria Municipal de Segurança Urbana informa que nesta segunda-feira (22), novos testes rápidos para detectar a presença da COVID-19 começaram a ser aplicados em todos os servidores da Pasta, da Guarda Civil Metropolitana, Defesa Civil e Juntas do Serviço Militar.

 

No início de maio, a Guarda Civil Metropolitana através de doação realizada pelo Ministério da Saúde realizou testagem em guardas civis que apresentaram sintomas gripais; já os novos testes detectam os anticorpos IgG que são produzidos tardiamente e provavelmente indicam que o paciente não está em período infeccioso.

 

A ação de testagem é uma parceria entre a Secretaria Estadual de Segurança Pública e o Instituto Butantan. Inicialmente, 6.500 testes serão disponibilizados. No total, 22 mil kits serão distribuídos para os servidores e seus conviventes (03 por pessoa), ou seja, pessoas que residam com o servidor. Caso o servidor possua mais conviventes, é necessário entrar em contato com o Comando Geral, via e-mail (gcmtestebutanta@gmail.com).

 

Os interessados devem preencher questionário de inscrição conforme comunicado divulgado para os servidores, e a confirmação do agendamento é recebida via e-mail. Os servidores não são obrigados a realizar o teste, porém, para que os conviventes possam realizar a coleta, é necessário que o servidor preencha o formulário.

 

A coleta é feita por Guardas Civis formados na área da saúde, com supervisão do laboratório Hilab, parceiro neste projeto, e os testes estão sendo realizados em cinco Unidades da Guarda Civil Metropolitana: Comando Geral; Comando Operacional Leste; Academia de Formação em Segurança Urbana; Comando Operacional Oeste e Comando Operacional Sul.

 

O atendimento é realizado de segunda-feira a sexta-feira, no horário das 08h00 às 17h00. O resultado do testados é enviado através de celular ou e-mail, e caso alguém teste positivo para o vírus será encaminhado para uma Unidade Básica de Saúde (UBS). A Secretária de Saúde realizará o monitoramento do servidor e seus conviventes.