As precauções com o botijão de gás

Os botijões de gás fazem parte da rotina dos paulistas. Mas há precauções a serem tomadas

Primeiramente, o cuidado é ao manusear o botijão, evitando que caia ou sofra alguma pancada. Quanto ao local, o botijão não pode ficar próximo ao fogão, de preferência fora da casa e conectados com tubulações metálicas. A área em que ficará deve ser limpa, ventilada, sem qualquer proximidade com óleos ou graxa, protegidos do sol e da chuva. Ao instalar um novo, verifique se existe vazamento utilizando espuma de sabão, nunca use fogo para verificar. Quando for acender o fogão, inicialmente risque o fósforo, depois ligue o gás.


Caso tenha vazamento, mas sem fogo, é aconselhado primeiramente fechar o registro de gás e deixa portas e janelas da casa abertas. Depois, afastar as pessoas do local, e principalmente, não acionar interruptores de eletricidade, não fumar ou acender fósforos. Por fim, entre em contato com a empresa distribuidora de gás, e em casos mais graves, com o Corpo de Bombeiros (193).


Se junto do vazamento, tiver fogo, se possível feche o registro de gás e a chave geral da eletricidade. Depois, afaste qualquer material combustível que tiver no local. Nesses casos, também chame o Corpo de Bombeiros (193).