SECRETARIA MUNICIPAL DE SEGURANÇA URBANA FAZ BALANÇO DA ATUAÇÃO NO “TRIÂNGULO SP”

O Triângulo SP é um recorte especial do centro paulistano, onde se situam os principais prédios históricos da cidade

Afirmar que o “Triângulo SP” vive no coração da cidade significa mais que localizá-lo na região central de São Paulo. O local é o berço das tradições paulistanas, conquistando seu lugar no coração não só da população, como também de seus inúmeros visitantes, que durante a semana são mais de 600 mil circulando em seu perímetro, todos os dias.

O projeto “Triângulo SP” teve início com o Festival de Natal, realizado em dezembro de 2018, o qual proporcionou atrações artísticas gratuitas e promoveu a ocupação noturna da área central nos Largos São Bento, São Francisco e da Misericórdia, assim como no Coreto da Bolsa, no Pátio do Colégio e na Praça do Patriarca. Após um ano de implantação do Projeto, a Guarda Civil Metropolitana, por meio de policiamento preventivo e comunitário, tem reduzido a incidência dos crimes de oportunidade.


De janeiro a setembro de 2019, a GCM realizou a captura de procurados, prisões em flagrante (por roubo e furto), principalmente de celulares, ocorrências estas que vêm diminuindo dia a dia, mostrando a eficácia do policiamento e da presença das guarnições.


A região é coberta por rondas com viaturas, motos, bases comunitárias móveis e bicicletas. O quadrilátero é monitorado por câmeras do Programa City Câmeras, interligadas à Central de Videomonitoramento da GCM, além do monitoramento por via áerea, por meio de drones, usados pontualmente pela Secretaria Municipal de Segurança Urbana, em grandes eventos e manifestações.


A cobertura dos 14 pontos de acesso também é feita com as viaturas elétricas. “Agilidade, modernidade e ecologicamente correto”, destaca o atual Comandante Regional da ID 11 (Sé), Inspetor de Divisão Elias de Oliveira Vitalino.

O fluxo de turistas é grande na região, por isso a Guarda Civil mantém nas equipes diárias, agentes bilíngues, em inglês e espanhol, que prontamente atendem as solicitações de informações e, até tiram fotos com visitantes que pedem para registrar o momento com os agentes, para levarem a lembrança aos seus estados ou países de origem. A GCM cumpre assim, seu verdadeiro papel institucional de policiamento comunitário, sempre próximo ao cidadão.

O projeto Triângulo SP abrange uma atuação parceirizada, entre as Secretarias Municipais de Segurança Urbana, Turismo,e Assistência Social, além da Subprefeitura da Sé, nas ações de atendimento e acolhimento de moradores de rua, zeladoria e combate ao comércio irregular. Participa também, a Secretaria Estadual de Segurança Pública.