SMSU realiza a formatura da 9ª turma do Curso de Operações e Fiscalização de RPAS

Capacitação técnica é pioneira e referência no combate à criminalidade

 Com a finalidade de compartilhar conhecimentos e capacitar agentes de segurança a pilotar aeronaves de tecnologia geoespacial, a Prefeitura de São Paulo, através da Secretaria Municipal de Segurança Urbana, ministrou mais um curso de qualificação, e na tarde desta sexta-feira (01), realizou a formatura da 9ª turma do Curso de Operações e Fiscalização de RPAS (Aeronave Remotamente Pilotada), no auditório da secretaria.

 O curso foi coordenado pelo Inspetor de Divisão Richard Soares Mariano, e teve a duração de 40 horas, distribuídas em uma semana; foi composto por disciplinas de conhecimentos técnicos de RPA, normas da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e da Aeronáutica, segurança de vôo, e modelos permitidos para pilotagem.

 O Chefe de Gabinete, Reynaldo Priell Neto, ressaltou a importância da capacitação de mais profissionais para a condução desses equipamentos e fez um agradecimento ao Inspetor de Divisão Richard Mariano e ao Classe Especial Paulo Sérgio Lino dos Santos. “O elogio aos dois integrantes é pela competência ímpar e pela qualidade do serviço prestado”. Os elogios também serão publicados em Diário Oficial pelo Coordenador da CTLI, Luiz Augusto Gonçalves de Aguiar.

 Durante o evento foi realizada uma homenagem especial ao Inspetor Superintendente Agapito Marques, pela história construída ao longo dos anos na corporação. Os três primeiros colocados do curso também foram agraciados e receberam o brevê do drone. Na sequência, houve a entrega dos certificados para os 42 formandos, sendo agentes da Guarda Civil Metropolitana, das Polícias Civil e Militar, da Polícia Científica, do Metrô, e das Guardas Municipais de Caieiras (SP) e Porto Alegre (RS).

 

Ao final do evento, o Secretário da Pasta, José Roberto Rodrigues de Oliveira, relatou o histórico da introdução dos drones na área da segurança, destacando o pioneirismo da atividade na gestão pública. “A ideia da utilização dos drones no combate à criminalidade surgiu em 2017 e, no mesmo ano, convidei o Coronel Peixoto, que foi piloto do helicóptero Águia da PM; ele trouxe a expertise e, junto com sua equipe, foi realizando as primeiras conquistas” afirmou o Secretário, que também explicou sobre os avanços de lá para cá, citando o uso dos drones com boias, e a promoção dos cursos para agentes de várias entidades, compartilhando conhecimentos e experiências.