Seminário discute medidas preventivas à violência contra a mulher

Programação traz questões culturais e a luta de todos contra a violência doméstica

A Prefeitura de São Paulo, por intermédio da Secretaria Municipal de Segurança Urbana e da Guarda Civil Metropolitana, promoveu, nesta quarta-feira (23), o II Seminário Violência Doméstica – Desconstruindo Redes de Violências - Sujeitos e Seus Contextos, na Universidade Nove de Julho, na região central de São Paulo.

O evento contou com a presença de diversas autoridades e especialistas que discutiram o assunto em diversos âmbitos, em especial, nas questões sociais, culturais e comportamentais.

O Secretário Municipal de Segurança Urbana, José Roberto Rodrigues de Oliveira, ressalta a importância do evento e da atuação do Programa Guardiã Maria da Penha, visando à proteção às mulheres vítimas de violência doméstica, com medidas garantidas pela Lei Maria da Penha. “Neste ano, tivemos mais de 2.800 visitas às mulheres assistidas pela GCM e mais de 8.000 rondas; isso mostra como foi importante ampliarmos a atuação da zona central para a periferia”, conta o Secretário.

O Comandante Geral da Guarda Civil Metropolitana de São Paulo, Inspetora Superintendente Elza Paulina de Souza, também relata a responsabilidade social que o evento trouxe. “Discutir o tema nos possibilita compartilhar conhecimento, experiências e provocar uma consciência do que estamos fazendo e como podemos aprimorar”, ressalta a Comandante.

A programação foi composta por dois painéis que abordaram contextos da problemática na vida social, cultural, psicológica, além da legislação e programas que amparam as vítimas, destacando a importância das redes de enfrentamento à violência doméstica.

Com todas as medidas que vêm sendo adotadas nesta gestão, como a ampliação do Programa Guardiâ Maria da Penha, para todas as regiões de São Paulo, a implantação do Aplicativo de Defesa da Mulher, a criação da Inspetoria de Defesa da Mulher e Ações Sociais e a colaboração da GCM com os demais órgãos de segurança, especialmente com as Delegacias de Defesa da Mulher, foi possível uma redução significativa dos casos de violência contra a mulher, tornando São Paulo uma das cidades de menor índice de crimes desta natureza.

Também estiveram presentes no evento o Secretário Adjunto da Pasta, Celso Aparecido Monari, o Coordenador da Defesa Civil, Rogério Vieira Peixoto, o Coordenador das Juntas do Serviço Militar, Wellington Pereira de Souza, o Corregedor, Vicente Nicola Novellino, o Coordenador da CTLI, Luiz Augusto Gonçalves de Aguiar, o Coordenador da Assessoria Técnica, Edmilson Miranda, o Coordenador da CAF, Vlademir Saraiva Racorti, além de servidores da GCM, da Secretaria e da Prefeitura.