Canil da GCM é destaque em documentário

O documentário estará disponível nesta sexta-feira dia (18) nas Redes Sociais.

 Servidores do Canil da Guarda Civil Metropolitana e da Polícia Militar participaram, nesta semana, do lançamento de um documentário produzido com o objetivo de levar ao conhecimento da população a importância do trabalho dos cães nas ações policiais.

Com estreia prevista para sexta-feira (18), o filme será exibido nas plataformas das redes sociais. A produção, feita durante cinco meses, captou imagens reais das atividades realizadas pelas equipes do Canil da GCM, da PM e do Corpo de Bombeiros, destacando o valor deste trabalho.

O trabalho de treinamento dos cães, na maioria dos casos, começa quando o cachorro é filhote, para ele já se habituar aos comandos. Passados os meses de treinamento, e comprovada a capacidade de atuar nesse serviço, o cão é condecorado como parte da corporação e inicia a parceria com o agente.

Estiveram presentes no evento o IS José César Aparecido Filho, da Superintendência de Ações Ambientais e Especializadas, representando a Comandante Geral IS Elza Paulina de Souza, o ID Manoel Arlindo Barbosa, Comandante Regional do Canil da GCM, e demais guardas civis da Inspetoria de operações Especiais - IOPE, Ambiental e Polícia Militar.

 

Atuação do Canil GCM

Voltado ao policiamento preventivo e comunitário, o Canil atua na proteção dos bens, serviços, instalações e na proteção sistêmica da população paulistana, além de apoiar nas operações conjuntas com a Defesa Civil, na busca, resgate e salvamento; também apóia a Polícia Civil na busca de armas e entorpecentes, na contenção de suspeitos e na localização de pessoas desaparecidas.

Durante 19 anos de existência, diversos casos foram solucionados com a ajuda das equipes do Canil. Um dos mais famosos, e amplamente divulgados na mídia, ocorreu quando os cães farejadores encontraram corpos em um terreno baldio na região de Perus, zona oeste da cidade.

Além das atividades de policiamento, o Canil também realiza ações sociais, entre elas, a cinoterapia - terapia realizada com o auxílio de cães, com visitas aos setores de oncologia em hospitais da cidade, além de uma parceria com o Hospital do Servidor Público Municipal (HSPM). Também são realizadas ações de cunho educativo em escolas e creches, com apresentações de agilidade e simulação de ocorrências.