Prefeitura de São Paulo Implanta o CompStat

Projeto americano chega à Capital para inibir crimes de oportunidade

A atual gestão municipal segue comprometida com a segurança da Cidade. Com o foco de unir segurança e tecnologia desde o início, foi implementado um sistema de origem americana, que cruza os dados estatísticos com informações geográficas e, dessa forma, tentar antecipar-se à ocorrência.

Os dados são fornecidos pela Secretaria de Segurança Pública do Estado, e auxilia a Guarda Civil Metropolitana em um planejamento estratégico, para expandir o patrulhamento preventivo em áreas de maior probabilidade de crimes de oportunidade.

O Compstat chega pela primeira ao Brasil, graças ao intenso trabalho da administração municipal, se tornou o quarto projeto de segurança da Prefeitura de São Paulo, sendo os demais Dronepol, City Câmeras e SP+Segura. A meta inicial é de reduzir em 10% os crimes como descartes irregulares, pichações, furtos e roubos.

A gestão municipal tem como foco principal na atuação preventiva principalmente com furtos e roubos, assim como diz o Secretário de Segurança Urbana, José Roberto. “São os crimes que mais afetam a segurança das pessoas”.

O programa foi adotado devido ao seu alto grau de auxílio às autoridades americanas nos últimos 24 anos no combate de crimes menores e inclusive de alta infração penal, como homicídios. Em poder da GCM, as informações servem de uso para evitar brechas para ações criminosas.