Secretária Municipal de Segurança Urbana promove Seminário sobre Violência Doméstica

Com o objetivo de debater e refletir sobre o tema, o evento contou com a presença de diversas autoridades.

 Nesta semana, a Secretaria Municipal de Segurança Urbana, por meio do GGI na direção da Inspetora Elza Paulina de Souza e sua equipe, promoveu o Seminário Violência Doméstica – Rompendo Paradigmas na Busca de Reconstrução, na Uninove, Liberdade, região central de São Paulo.
Com o objetivo de debater e refletir sobre o tema, o evento contou com a presença de diversas autoridades. Na Abertura da Mesa estiveram: Secretário Adjunto da Secretaria Municipal de Segurança Urbana Fernando Cesar Lorencini, Secretária Municipal de Direitos Humanos e Cidadania Berenice Maria Giannella, Vereadora Janaina Lima e Coordenadora da Executiva do Gabinete de Gestão Integrada IS Elza Paulina de Souza.
O 1º Painel trouxe assuntos relacionados aos paradigmas e enfrentamento onde as participantes relataram sobre a questão da violência não ser problema apenas de saúde pública, mas um agravo que impacta a qualidade de vida das pessoas e afeta a população como um todo. Participaram a Promotora do GEVID (Grupo de Atuação Especial de Enfrentamento à Violência Doméstica) Dra. Gabriela Manssur, a Delegada Títular da 2ª Delegacia de Polícia de Defesa da Mulher Dra. Jacqueline Valadares, a Presidente do Geledés – Instituto da Mulher Negra - Dra. Maria Sylvia de Oliveira; e Dra. Alice Bianchini da Comissão Nacional da Mulher da Advogada. A mediação foi feita pela IS Maria das Dores Alves de Oliveira da GCM.
O público também assistiu a uma apresentação de dança, interpretado pela dançarina Gabrielle Bertero. Na sequência, iniciou a Mesa que anunciou a ampliação do Programa Guardiã Maria da Penha foi composta pelas seguintes autoridades: Secretário Adjunto da Secretaria Municipal de Segurança Urbana Fernando Cesar Lorencini, Comandante em exercício da Guarda Civil Metropolitana IS Edson dos Santos Oliveira, Coordenadora Municipal de Política para as Mulheres da SMDHC Ana Cristina de Souza e a Promotora do GEVID Dra. Valéria Scarance.
O Programa Guardiã Maria da Penha é uma ação voltada à proteção de mulheres em situação de violência, por meio da atuação preventiva e comunitária da Guarda civil Metropolitana, monitorando o cumprimento das medidas protetivas expedidas pela justiça.
Dando continuidade ao evento e abordando a busca do empoderamento face ao rompimento do ciclo de violências, foi aberto o 2º Painel que contou com a participação da Diretora da Secretaria Estadual de Emprego e Relações do Trabalho Dra. Gislaine Caresia, a Coordenadora de Política de Enfrentamento de Violência contra as Mulheres do Instituto AVON Mafoane Odara, a Coordenadora de Cursos IBCCRIM Dra. Thayná Yaredy, e da Subinspetora Patrícia Cristina de Oliveira Chefe de Equipe da Central de Telecomunicações da Guarda Civil Metropolitana. A mediação foi realizada pela IS Elza Paulina de Souza Coordenadora da Executiva do Gabinete de Gestão Integrada.
O evento foi um sucesso trazendo um público estimado em 350 pessoas, além de autoridades da SMSU que compareceram para prestigiar, dentre eles, estavam o Chefe de Gabinete Celso Aparecido Monari, o Coordenador da Junta do Serviço Militar Luiz Augusto Gonçalves de Aguiar, o Coordenador da Assessoria Técnica do Gabinete Edmilson Miranda, Coordenador do CTLI Rogério Peixoto, entre outros.

Fotos: Ulisses / SMSU