Nota de esclarecimento sobre matéria publicada pelo Diário de S.Paulo em 20 de maio

Sindguardas generaliza problemas de outras gestões e os credita à administração Fernando Haddad

O Sindguardas generaliza problemas de outras gestões e os credita à administração Fernando Haddad. Na gestão Haddad houve valorização dos profissionais da GCM. Foi criada a Diária Especial por Atividade Complementar (DEAC), o novo plano de carreira e, só nos últimos seis meses, foram adquiridos os seguintes equipamentos: 6.563 bisnagas individuais de protetores solares; 78 pistolas e mais 141 a entregar; 4.125 capas de colete; 34 computadores, mais 100 a entregar; 300 itens de peças de uniforme para a Guarda Ambiental; 2.500 pares de borzeguim, mais 3.700 a entregar; 8.000 peças de camisetas; 2.300 cintos de nylon; 1.000 cadeiras para a GCM; peças para manutenção da frota; reforma do Canil e do Departamento de Esportes e Cultura da GCM. A GCM estava há mais de 10 anos sem concurso público e foi o prefeito Haddad que abriu 2.000 novas vagas, sendo chamados 500 novos GCMs, se formando 420 e ainda neste semestre serão chamados mais 500.

Bicicletário: O bicicletário está passando por uma reforma estrutural, sendo realizada por profissionais do próprio Parque do Ibirapuera e com o consentimento da administração do Parque. A reforma ocorrerá em um curto espaço de tempo, que ficará em torno de uma semana.

Capacetes: Cabe ressaltar que os capacetes usados pela GCM possuem prazo de validade indeterminado se não tiver sofrido trauma. Portanto, não procede a afirmação de que os capacetes estão com a data de validade vencida

Roupa de inverno: A SMSU não compra roupas de inverno todos os anos porque não é necessário, já que as roupas quando bem cuidados duram por um bom tempo. Ou seja, as blusas não são descartáveis. Portanto, as roupas de inverno são compradas para os novos ingressantes e para os que necessitam efetuar a troca. Registramos que a gestão do prefeito Fernando Haddad adquiriu no ano de 2014, 2.500 peças que foram distribuídas ao efetivo, restando ainda no almoxarifado 73 peças para distribuição.

Motocicletas: Quanto às motocicletas em manutenção já estão sendo providenciados os devidos reparados. Ressaltamos que faz parte da rotina de qualquer corporação policial os veículos estarem em manutenção.

Kits EPI (Equipamento de Proteção Individual): A Unidade de Operações Especiais, pela primeira vez na sua existência, irá receber kits de EPI novos, compostos por escudo, capacete e caneleira. A SMSU está finalizando a compra de 200 kits completos.

Uniformes: Quando a atual gestão do prefeito Fernando Haddad assumiu a cidade, não se pagava uniforme e calçados aos GCMs. Os guardas civis tinham que comprar com dinheiro próprio todos os materiais dos uniformes. Foi somente na atual gestão que o problema teve solução. Nos anos de 2014 e 2015, todos os GCMs que não estão afastados de suas funções receberam uniformes. Já os calçados foram adquiridos, em um total de 10.754 pares. Portanto, as informações mencionadas pelo Sindguardas não são verdadeiras.

Unidades da GCM: Sobre os chamados “puxadinhos” trata-se de uma herança dos governos passados e a prova de que a atual gestão mudou essa rotina foi a inauguração de cinco unidades entre os anos de 2014 e 2016. Todas elas atendem a um padrão mínimo de qualidade, nos restando, ainda, investir na mudança das unidades deterioradas deixadas em gestões anteriores.

Gás Pimenta: Estamos adquirindo 4000 mil novas unidades de espargidores de gás pimenta e os que estão com validade até 2017 estão perfeitamente dentro do prazo de uso. Portanto, não há nada de irregular.