Evento do 29º aniversário da Guarda, reúne autorialidades, guadas, amigos e familiares no Auditório Elis Regina

 Abrindo as festividades do 29º aniversário da Guarda Civil Metropolitana, um evento no auditório Elis Regina, no Anhembi, reuniu centenas de convidados. Autoridades civis e militares, guardas civis metropolitanos de todas as regiões da cidade, além de amigos e familiares dos GCMs lotaram a platéia.

A atração principal do evento foi a palestra do secretário municipal da Educação, Gabriel Chalita, que emocionou todos os presentes. Chalita destacou a importância da família e chamou a atenção para o que a Guarda Civil Metropolitana representa em sua essência.

Segundo o secretário o GCM encontra significado em seu trabalho ao cuidar. Um cuidar não apenas do patrimônio, da segurança, dos serviços públicos, mas um cuidar relacionado às pessoas, ao cidadão. Ainda de acordo com o secretário, quando o guarda civil metropolitano percebe a importância de seu papel na sociedade ele pode dar novo significado às vidas daqueles com quem se relaciona.

“Um guarda civil tem que andar com a cabeça em pé, ter orgulho e dizer a si mesmo: graças a mim, muitos podem ter segurança, andar tranquilos, graças à minha postura, pela minha competência, pela minha disciplina”, afirmou Chalita.

Para ele, esse modo de agir trará ao GCM uma capacidade de enxergar as pessoas de um novo modo, dará aos profissionais a possibilidade de compreender o calvário pelo qual passam os usuários de drogas, os que sofrem violência e por isso a replicam, fará com que ao resignificar sua vida o guarda civil possa dar novo sentido também às vidas dessas pessoas.

A vice-prefeita agradeceu em nome do prefeito e de toda a prefeitura a importante parceria entre a Guarda Civil Metropolitana e todos os órgãos da administração municipal. “Meu agradecimento a cada homem e mulher da GCM, que arriscam suas vidas para proteger a cidade de São Paulo. Muito obrigado a todos vocês que labutam muito pela paz”, disse Nádia Campeão.

O reconhecimento de méritos pessoais marcou a solenidade. Receberam homenagens especiais os recém aposentados Inspetor de Divisão Laudino, Inspetora Odete e Classe Distinta Leila. O diploma “Amigo da GCM” foi concedido aos cidadãos da sociedade civil que se destacaram de forma empreendedora no desenvolvimento e na edificação da segurança urbana na cidade de São Paulo, trabalhando junto com a GCM na idealização de políticas públicas.

O secretário municipal de Segurança Urbana, Ítalo Miranda Júnior, destacou o inegável avanço da GCM e as ações que vêm sendo adotadas para assegurar uma atuação cada vez mais efetiva da corporação no sistema de segurança pública. O secretário ressaltou os convênios assinados recentemente que possibilitarão aperfeiçoamento profissional nas academias das polícias Civil e Militar, além dos espaços cedidos pela Secretaria de Esportes para a construção de Inspetorias Regionais nos centros esportivos municipais e a área que quase duplicará o tamanho do CFSU, recebida da Secretaria de Coordenação das Subprefeituras.

Foi assinado pelo diretor presidente da COHAB, João Abukater Neto, o termo que cede às Inspetorias Regionais de Itaquera e Guaianases os imóveis em que estão instaladas as unidades em caráter definitivo.

Foram ainda lembradas pelo Comandante Geral da GCM, Inspetor de Divisão Gilson Menezes, como fatores determinantes do novo momento pelo qual passa a Guarda Civil Metropolitana a reestruturação da carreira e a aposentadoria especial. “Tenho notícias de que os primeiros pedidos de aposentadoria especial já foram feitos. Essa é a concretização de uma luta, de um sonho”, disse o comandante Menezes.


Assessoria de imprensa.