Guarda Civil Metropolitana comemora o dia da Padroeira

 A cerimônia religiosa em homenagem a Madre de La Guardia , (Nossa Senhora da Guarda), aconteceu no dia 28/08 , na Igreja Achiropita, na Bela Vista, tradicional reduto de italianos, cujas obras assistenciais foram fundadas pelo padre D.Orione.

 As comemorações religiosas à protetora dos Guardas nasceu na Itália em 29 de agosto de 1931 e acontece no mundo. Anualmente reúne guardas civis metropolitanos de São Paulo e de diversas cidades do Estado e, até, do País. O evento contou com a apresentação do Coral da GCM, que além de músicas sacras, cantou o hino da padroeira dos Guardas, em italiano.

 A celebração além de homenagear a protetora dos Guardas Civis, reafirma o protocolo, estabelecido pela Secretaria Municipal de Segurança Urbana, na nova gestão, de novo protocolo de atendimento aos moradores de rua e a dependentes químicos, de forma mais humanizada. 

História

As obras assistenciais da Igreja da Achiropita começou por meio do Padre iitaliano.D. Orione, que veio a São Paulo em abril de 1937, onde fundou diversas obras sociais: uma casa para “homens de rua”, um centro educativo para crianças carentes e um centro para idosos. Com o passar do tempo, uma festa para arrecadar fundo, a tradicional festa da Achiropita, que se comemorava no dia 15 de agosto e com o passar dos anos se transformou em um evento extraordinário, com enorme participação popular e já faz parte do calendário oficial de festas da cidade de São Paulo e acontece no tradicional bairro italiano, a Bela Vista e reúne mais de 950 voluntários, que trabalham durante os finais de semana de agosto e toda a renda e revertida às obras assistenciais.