Referência no ensino em Segurança Urbana, no País

Todos os cursos são supervisionados pela Diretoria de Formação Profissional.

A Academia de Formação em Segurança Urbana (AFSU) é referência na formação inicial e, nos cursos de aprimoramento, desde a sua criação. Atende servidores de diversos órgãos federais, estaduais e municipais, que atuam no Estado de São Paulo e, em várias regiões do Brasil, que vêm buscar o aprimoramento em cursos como: Rondas Guardiã Maria da Penha, Curso de Fiscalização e Operação RPAS (drone), devido a sua complexidade e importância em nossa sociedade, além da instrução de tiro, entre outros.

Pela AFSU passaram agentes da Polícia Federal (PF), Policiais Civis do Maranhão; Policiais Militares de São Paulo; Guardas Municipais de João Pessoa/PB, Diadema, Guarujá, Praia Grande, São Sebastião, Rio Claro/SP; Agentes da Defesa Civil da Praia Grande e Rio Claro; Agentes Penitenciários de São Paulo; Operadores da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) SP; Sub Oficiais da Marinha do Brasil e, agentes da Secretaria da Fazenda, entre outros.

Também foi proporcionado, na unidade IAMO, a capacitação no Curso de Credenciamento na Condução de Veículos Oficiais – Moto, para 50 servidores da SPTrans, da Secretaria Municipal de Mobilidade e Transporte, de São Paulo.