GCMs se formam no “Curso Nacional de Multiplicador de Polícia Comunitária” da Senasp

Na última sexta-feira (09/08), quarenta e dois Guardas Civis Metropolitanos - sendo sete do município de São Bernardo do Campo - se formaram no “Curso Nacional de Multiplicador de Polícia Comunitária”, ministrado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).
As aulas, que ocorreram de 29/07 a 09/08, no Centro de Formação em Segurança Urbana (CFSU), tiveram duração total de 80 horas.
Durante a primeira semana, os guardas estudaram sobre “Relações interpessoais, conflitos e forma de intervenção”, “Teoria e prática de ensino”, “Mediação e demais meio de resolução pacífica de conflitos”, “Teorias sobre polícia comunitária”, “Mobilização Social” e “Direitos Humanos”.
Já na segunda semana, eles aprenderam sobre “Gestão de projetos”, “Polícia comunitária comparada e trocas de experiências”, “Gestão pela qualidade em segurança pública”, “Estruturação de conselhos comunitários” e “Polícia comunitária e sociedade”.
Segundo o Capitão Márcio Júlio Silva Mattos, coordenador nacional de Polícia Comunitária da Senasp/MJ, para participarem desse curso, os agentes da GCM deviam possuir formação prévia no tema acima, nível superior em qualquer área, compromisso em repassar o conhecimento aos demais colegas da corporação, além, é claro, de serem voluntários.
De acordo com ele, essa é a primeira vez que a Guarda Civil Metropolitana recebe esse tipo de treinamento, de forma presencial, direto da esfera federal. “Queremos conferir autonomia aos profissionais dos municípios, para que eles possam repassar seus conhecimentos. Essa é a orientação da Secretária Nacional de Segurança Pública, Regina Miki, e os resultados têm sido bastante positivos”.
Para o coordenador geral do Centro de Formação em Segurança Urbana, Luiz Geraldo de Souza Junqueira, esse curso é um grande compromisso que a corporação assume. “Com ele ganhamos independência”, afirmou.
Agora, os novos professores da GCM vão transmitir seus conhecimentos a outros duzentos agentes, que irão operar os equipamentos do programa “Crack, é possível vencer” do Governo Federal, entregues no último dia 29 de junho.
Ao todo, a corporação da cidade de São Paulo recebeu cinco kits, sendo que cada um contém uma unidade móvel de videomonitoramento (microônibus), capaz de operar vinte câmeras, duas viaturas e duas motocicletas. Os kits ainda contêm capacetes, armas de condutividade elétrica de menor potencial ofensivo e espargidores de pimenta.
O curso começa no próximo dia 19, também no CFSU, com duração de 160 horas.
Também participaram do evento a Secretária Executiva do Gabinete de Gestão Integrada da SMSU, Angélica Molina, a gerente de formação da GCM de São Bernardo do Campo, Juliana Martins e o Subcomandante da GCM de São Paulo, Hamilton Ananias.


Imagens


As imagens ficarão disponíveis para download pelo período de um mês. O crédito deve ser Guty/SMSU.


Foto 1 –
http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/upload/chamadas/09_1376319129.08

 

Foto 2 – http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/upload/chamadas/09_1376319252.08

 

Foto 3 – http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/upload/chamadas/09_1376319423.08

 

Foto 4 – http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/upload/chamadas/09_1376319536.08

 

Foto 5 – http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/upload/chamadas/09_1376319622.08

 

Foto 6 – http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/upload/chamadas/09_1376319729.08

 

Foto 7 – http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/upload/chamadas/09_1376319799.08

 

Foto 8 - http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/upload/chamadas/09_1376319900.08