Reunião do Comitê do Desarmamento discute estratégias da próxima campanha de entrega voluntária

A 31ª reunião dos integrantes do Comitê de Controle de Armas e Desarmamento da cidade de São Paulo ocorreu na manhã desta quarta-feira (05/06), no Edifício Matarazzo, sede da Prefeitura de São Paulo, região central da cidade. Foram discutidas as estratégias para a próxima Semana do Desarmamento, que ocorrerá em agosto e deverá contar com postos fixos e itinerantes.

Também foram apresentados balanços das ações dos parceiros da Campanha, além de ser anunciada a integração de um representante do DECAP, da Polícia Civil, que fará parte do Comitê.

O representante do Instituto Sou da Paz, Bruno Langeani, destacou a importância de desestimular as pessoas a terem armas em casa, pois essas armas, mesmo legalizadas, podem acabar nas mãos de criminosos, caso seus proprietários não possuam treinamento adequado para utilizá-las. O Capitão PM Cleodato Moisés completou, afirmando que “ter arma em casa não é solução para problema algum, é, na verdade, trazer mais um risco e mais uma preocupação para a família.

A Campanha agora pretende voltar suas ações também ao público infantil. Segundo o Coordenador do Centro de Formação em Segurança Urbana, Luiz Geraldo de Souza Junqueira, é preciso desestimular os pais a presentearem os filhos com armas de brinquedo e games de tiro, pois, segundo ele, uma cultura de paz é a saída para as gerações futuras.

Estiveram presentes na reunião representantes da Secretaria Municipal de Segurança Urbana, da Guarda Civil Metropolitana, das Polícias Militar e Civil, do Exército Brasileiro, do Ministério da Justiça e do Centro de Formação em Segurança Urbana.


Comitê de Controle de Armas e Desarmamento

A iniciativa de criação do Comitê do Controle de Armas e Desarmamento, pioneiro no Brasil, surgiu de uma pesquisa do Instituto Sou da Paz sobre a política de desarmamento praticada no país. Desse estudo surgiu o projeto de criar um grupo local que pudesse convergir esforços, experiências e competências para reduzir o número de homicídios na cidade de São Paulo. Hoje, as práticas e experiências do Comitê já estão sendo compartilhadas com outros Estados.

 

Imagens.

Os créditos deverão ser de Guty/SMSU

 

Foto 1: http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/upload/chamadas/05_1370453903.06

Foto 2: http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/upload/chamadas/05_1370454061.06

Foto 3: http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/upload/chamadas/05_1370454119.06

 

 Texto: Marcus Vinicius dos Santos