GCM apreende mais de 13 mil produtos na 17ª Parada do Orgulho LGBT

A Guarda Civil Metropolitana apreendeu 13.585 produtos irregulares durante a 17ª Parada do Orgulho LGBT, que ocorreu hoje (02/06), na região central da cidade de São Paulo. Os itens que predominaram foram as bebidas, entre elas cervejas, vinhos e refrigerantes. Todo o material recolhido foi encaminhado a Subprefeitura da Sé.

Durante o evento, a corporação atuou também em duas ocorrências de desacato, que foram encaminhadas ao 78º e 3° DP, e em outras duas ocorrências socorreram duas pessoas que passaram mal. Além disso, a GCM auxiliou com orientações mais de 200 pessoas e com informações outras 500.

Ao todo, mais de mil agentes da GCM trabalharam com foco na coibição do comércio ambulante irregular, na preservação do patrimônio público, na orientação das pessoas que compareceram ao evento e na proteção aos agentes públicos.

O patrulhamento foi realizado por meio de rondas em 121 viaturas e com policiamento a pé. Além disso, equipes fixas se posicionaram ao longo de todo o percurso, entre a Avenida Paulista, a Rua da Consolação, a Praça da República e proximidades.
Também foram destacados 80 agentes e 12 viaturas para a XIII Feira LGBT, que ocorreu no Vale do Anhangabaú, na quinta-feira (30/05), e 96 agentes e 10 viaturas na XI Caminhada de Lésbicas e Bissexuais, que aconteceu no sábado (01/06). Totalizando 1.185 agentes e 143 viaturas.

A ação da GCM, que reuniu o efetivo das cinco inspetorias da região central da cidade (Avenida Paulista; Bom Retiro; Consolação/Pacaembu; Mooca e Sé, além de outras unidades), ocorreu de forma articulada e integrada com as Subprefeituras, Polícias Militar e Civil, CET, SAMU, entre outros órgãos.

Texto: Ingrid Alfaya