Guarda Civil Metropolitana prende ladrão de vasos de bronze em flagrante no Cemitério do Araçá

Por volta das 6 da manhã de hoje, 9/5, uma equipe da Guarda Civil Metropolitana prendeu em flagrante um homem após furtar 5 vasos de bronze no interior do Cemitério Araçá, região central da cidade.

Jardineiros credenciados pelo Serviço Funerário do Município de São Paulo notaram a presença de uma carroça no interior do cemitério e, ao se aproximarem, avistaram os vasos dentro da carroça. Imediatamente acionaram a Guarda Civil Metropolitana pelo telefone 153 que, ao chegar ao local, prendeu um homem de 44 anos em flagrante, conduzindo-o ao 23º DP, onde permaneceu detido.

 

Atuação nos cemitérios

Entre janeiro e abril de 2013 foram efetuadas 4492 rondas nos 21 cemitérios da cidade. Além disso, em 4 cemitérios municipais já foram instaladas câmeras de segurança. As imagens são monitoradas em tempo real pela Central de Videomonitoramento da Guarda Civil Metropolitana.

A GCM também tem mantido contato permanente com a Diretoria de Segurança e Fiscalização do Serviço Funerário do Município de São Paulo, bem como com a Diretoria de Cemitérios, de forma a aumentar o número de rondas periódicas e/ou policiamento fixo, de acordo com o índice de vulnerabilidade das regiões.

A população também pode ajudar a coibir os crimes de furto e vandalismo ligando para o telefone 153, da Guarda Civil Metropolitana, que funciona 24 horas por dia.

 

Texto: Marcus Vincius dos Santos