Ação conjunta visa diminuir os casos de violência e desordem nas escolas municipais do Itaim Paulista, na Zona Leste

Guarda Civil Metropolitana, Diretoria Regional de Ensino, Subprefeitura, CRAS e Conselho Tutelar planejam ação integrada

Representantes da Guarda Civil Metropolitana, entre eles o Comandante Operacional Leste Adjunto, Inspetor Narciso Casimiro Filho e o Comandante Regional da Inspetoria de Itaim Paulista, Inspetor Marcos Bazzana Delgado; o Chefe de Gabinete da Subprefeitura do Itaim Paulista, Marlon Sales da Silva; o Diretor Regional de Ensino de São Miguel Paulista, professor Manoel Romão e o Conselheiro Tutelar de Itaim Paulista, José Valdenor estiveram reunidos na tarde da última sexta-feira (18/04), no auditório da Diretoria Regional de Ensino de São Miguel Paulista, para traçar um plano de ação integrada nas escolas municipais da região.

A participação dos diretores das escolas possibilitou um diagnóstico preciso das necessidades de cada unidade, definindo-se a partir das características de cada uma e o modo de policiamento mais eficaz, como a intensificação das rondas motorizadas ou a presença fixa de GCMs.

Foram abordados problemas como: agressão a professores, brigas entre alunos, conflitos entre pais de alunos, uso de substâncias ilícitas, situações de desordem urbana, como descarte de entulho, abandono de veículos, presença de bares, esgoto, falta de iluminação nas ruas, terrenos com mato alto e muros danificados no perímetro escolar, que favorecem a prática de delitos e terminam por interferir no cotidiano escolar.

Já no início da reunião, o Comandante Regional Marcos Bazzana ressaltou o fortalecimento do Programa de Proteção Escolar da GCM, dentro das novas diretrizes de guarda comunitária determinadas pelo Prefeito Fernando Haddad no início de sua gestão.

Também estiveram presentes os agentes que atuam nas Rondas e nos postos fixos do Programa de Proteção Escolar na região, além dos GCMs Mediadores de Conflitos. Este serviço também foi apresentado como uma das alternativas para solucionar conflitos no ambiente escolar.

Sensação de segurança

A Teoria das Janelas Quebradas, criada por professores da Universidade de Harvard e segundo a qual um edifício que tivesse suas janelas quebradas e não consertadas imediatamente teria todas as outras quebradas dentro de pouco tempo, serviu como exemplo das medidas que devem ser adotadas pelos parceiros. Todas as irregularidades, assim que constatadas, devem ser imediatamente comunicadas ao responsável pelo serviço. Dessa forma, combatendo os agentes causadores da desordem urbana. O objetivo é trazer de volta a sensação de segurança no ambiente escolar e de presença do poder público, desestimulando, assim, a prática de delitos.

A Subprefeitura de Itaim Paulista, já no dia seguinte à reunião, passou a adotar providências, atuando no entorno das unidades apontadas pelos diagnósticos apresentados pela GCM, com fotos e indicações de problemas.

A Guarda Civil Metropolitana já intensificou as rondas e em breve pretende aumentar o números de escolas com policiamento fixo.

Texto: Marcus Vinicius dos Santos