Central de Telecomunicações e Vídeomonitoramento da GCM flagra furto no Cemitério da Consolação

A Central de Telecomunicações e Vídeomonitoramento da Guarda Civil Metropolitana flagrou na manhã de hoje (13/02), por volta das 06h30, três homens furtando cinco vasos no Cemitério da Consolação. Eles estavam passando os objetos por cima do muro.

Após o flagrante da Central, duas viaturas e quatro guardas da GCM foram enviados ao local. Um dos criminosos foi preso na Rua Sergipe, nas proximidades do cemitério, com os cinco vasos que estavam sendo levados.

O detido foi levado ao 2º Distrito Policial, onde foi registrado o Boletim de Ocorrência. Os outros dois rapazes conseguiram fugir.

A Central

A Central de Telecomunicações e Vídeomonitoramento, que está instalada na sede do Comando Geral da Guarda Civil Metropolitana, iniciou suas atividades em 2006. Ela conta com 1.400 câmeras, que podem ser operadas pela corporação de forma compartilhada com a Polícia Militar, CET, SP Trans, Corpo de Bombeiros, entre outros órgãos de segurança da cidade.

As imagens, monitoradas 24h por agentes capacitados em todos os programas e procedimentos operacionais da Instituição, são gravadas, armazenadas por 30 dias, protegidas na forma da Lei e podem ser requisitadas pelas autoridades policiais e da Justiça para auxiliarem na solução de crimes. Em média, a central recebe cerca de 2.500 chamadas diárias pelo telefone 153 da GCM.

O principal objetivo da Central de Videomonitoramento da GCM é contribuir para a redução dos índices de desordem urbana e para a segurança pública, possibilitando aos agentes operacionais atuarem prontamente em ocorrências de dano ao patrimônio e má utilização do espaço público, por exemplo.

Texto: Mônica Casanova