Monitoramento das Chuvas


A Defesa Civil é informada das condições do tempo, por meio do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), órgão da prefeitura, que monitora a condição meteorológica da cidade de São Paulo. Assim, as chuvas podem ser observadas pela Defesa Civil, através de pluviômetros, aparelhos que medem a quantidade de chuva que cai. A partir deste monitoramento a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil toma as providências necessárias e avisa as Subprefeituras.

Na cidade de São Paulo, há 31 pluviômetros, um em cada Subprefeitura e 22 pluviógrafos, que coletam a água e fornecem a leitura automática.

Os pluviômetros são monitorados pelos operadores de rádio da Defesa Civil e os dados são coletados em quatro horários durante o dia, às 07h, às 13h, às 19h e às 24h. Os dados são repassados a COMDEC que monta o boletim de leitura pluviométrica, o BLP.

O boletim consiste em tabelas, com a quantidade de chuvas, em milímetros. Essas informações são armazenadas e podem ser utilizadas para o planejamento de ações no período das chuvas e em obras que evitem os efeitos nocivos das chuvas.


Comunidade atuante

Há também o monitoramento das chuvas feito pelos Núcleos de Defesa Civil (NUDECs) que são formados por um grupo comunitário organizado em um distrito, bairro, rua, edifício, associação comunitária, entidade, entre outros, que participa de atividades de Defesa Civil como voluntário. Os NUDECs recebem treinamento da Defesa Civil, para depois serem instalados nas comunidades.

Os Núcleos de Defesa Civil utilizam os pluviômetros feitos de garrafas PET recicladas para monitorar as chuvas, essa medida contribui também para que as garrafas não se transformem em lixo e poluam ainda mais o meio ambiente. Assim, é possível informar a população se há a possibilidade, por exemplo, de uma encosta deslizar, devido a chuvas intensas.

Depois do pluviômetro instalado, o morador da comunidade deve criar e preencher uma tabela, a partir do início das chuvas e ficar atento à quantidade de água captada pelo aparelho, principalmente se a chuva perdurar por três dias ou mais, período em que normalmente o solo já está bastante encharcado e tende a deslizar.

Caso tenha interesse em se tornar um NUDEC, entre em contato com a Subprefeitura da região.