Defesa Civil

Defesa Civil em conjunto de ações preventivas de socorro

 Defesa Civil do município de São Paulo

 

Em toda e qualquer cidade do Brasil, principalmente nas grandes metrópoles como São Paulo, existe um intenso serviço para executar a política nacional de Defesa Civil em âmbito local e assim coordenar as ações do Sistema Nacional de Defesa Civil.

 

A Defesa Civil é o conjunto de ações preventivas de socorro, assistenciais e reconstrutivas destinadas a evitar ou minimizar os desastres naturais e os incidentes tecnológicos e restabelecer a normalidade social.

 

Dentre as varias funções da defesa, algumas delas são, identificar e mapear as áreas de risco de desastres, promoverem a fiscalização das áreas de risco de desastre e vedar novas ocupações nessas áreas, declarar situação de emergência e estado de calamidade pública, vistoriar edificações e áreas de risco e promover, se necessário, a intervenção preventiva e a evacuação da população das áreas de alto risco ou das edificações vulneráveis dentre outras.

 

São Paulo é uma metrópole diferenciada, poucas cidades no mundo têm a dinâmica e a essência de uma cidade grande com ela é, com isso, há sempre a preocupação com o bem estar de seus habitantes. Planejamento é a palavra chave para minimizar e prevenir alguns problemas que fogem do alcance do homem, um ótimo exemplo de prevenção feita pela defesa civil em São Paulo.

 

Por se tratar de uma grande cidade, São Paulo lida com problemas equivalentes ao seu tamanhão tais como quedas de árvore que atrapalham a circulação de veículos e pedestres, alagamentos, inundações, deslizamentos em encostas, solapamentos em margem de córrego, dentre outros.

 

Prevenção é essencial, e a Defesa Civil desempenha um trabalho através da COMDEC que faz ações de prevenção de diversas maneiras, entre elas o mapeamentos de áreas risco, para que assim seja possível identificar os locais de maior suscetibilidade à ocorrência de desastres naturais, há também o treinamento e capacitações com os agentes municipais que atuam com a temática de gestão e gerenciamento de risco, bem como a população que mora nas áreas suscetíveis. Como mais uma forma de preparação para lidar com problemas, foi criado os Planos Preventivos de Defesa Civil, como o Plano Chuvas de Verão, que visa se preparar para a estação mais chuvosa do ano, reunindo esforços dos diferentes poderes dentro do Municipalidade a fim de reduzir as consequências das chuvas de verão aos munícipes, através da articulação com outras esferas de governo, criando governanças interfederativas a fim de melhorar e integrar a gestão dos riscos aos diversos setores envolvidos.

 

 

Missão
Prevenir e minimizar danos, socorrer e assistir populações atingidas, reabilitar e recuperar áreas deterioradas por desastres.

 

Visão
Atender à população em curto espaço de tempo, com eficiência, eficácia e efetividade.

 

Valores
A Defesa Civil está compromissada em concentrar suas atividades no bem estar comum da população em obediência aos ditames éticos e religiosos.

O Coordenador Geral de Defesa Civil da Cidade de São Paulo é Coronel Edernald Arrison de Souza