Defesa Civil da Cidade de São Paulo promove 2ª Semana de Prevenção e Redução de Riscos e Desastres

Nos dias 30 e 31 de outubro e 1 de novembro, técnicos da Defesa Civil e especialistas discutirão temas relevantes para a gestão de riscos e desastres.

A Secretaria Municipal de Segurança Urbana, por meio da Coordenação Municipal de Defesa Civil (COMDEC) de São Paulo, realizará nos dias 30, 31 de outubro e 1 de novembro, a 2ª Semana de Prevenção e Redução de Riscos e Desastres.
O objetivo do evento é apresentar, explicar e esclarecer aos participantes os trabalhos realizados pela Defesa Civil da cidade de São Paulo, a fim de conscientizar a população a respeito dos riscos geológicos, como deslizamentos de terra, hidrológicos, relacionados a inundações de córregos, e tecnológicos, como incêndios e as possíveis causas destes, presentes no município.

O evento será transmitido ao vivo pelo canal da Defesa Civil da Cidade de São Paulo no YouTube, das 10h às 12h10, e serão emitidos certificados de participação para aqueles que preencherem os formulários de presença disponibilizados pelo chat do YouTube em cada um dos dias.

Ao fim das palestras de cada dia, os espectadores poderão fazer perguntas para esclarecer as possíveis dúvidas acerca dos assuntos tratados. A abertura do evento contará com a presença da Secretária Municipal de Segurança Urbana, Elza Paulina de Souza, e do Coordenador Geral da Defesa Civil, Joel Malta de Sá.


Para acompanhar as apresentações, basta acessar o canal oficial da Defesa Civil da Cidade de São Paulo no YouTube ou clicar nos links disponíveis na programação abaixo.

PROGRAMAÇÃO

30/10 - Tema: Preparação e resposta a desastres | Assista aqui

• Exercícios simulados na preparação a situações de emergência
• Resgate de animais em desastres


31/10 - Tema: Geotecnologias e ciência cidadã na gestão de riscos e desastres | Assista aqui

• GeoSampa e áreas de risco
• Ciência cidadã na gestão de riscos e desastres

01/11 - Tema: Problemas socioambientais e a importância da educação ambiental para combatê-los | Assista aqui

• Mudanças climáticas e desastres
• Educação ambiental na gestão de riscos e desastres


Sobre a Defesa Civil

A Coordenação Municipal de Defesa Civil da Cidade de São Paulo está subordinada à Secretaria Municipal de Segurança Urbana e conta com Divisões Técnicas centralizadas (Prevenção, Operações e Resposta) e 32 Divisões Técnicas distribuídas em cada uma das Subprefeituras da cidade.

Divisão de Prevenção (DPREV): realiza mapeamentos de riscos geológicos, hidrológicos e tecnológicos em assentamentos precários na Capital, além da realização de ações de mobilização e conscientização desenvolvidas com escolas e lideranças comunitárias.

Divisão de Operações (DOP): recebe e organiza as informações sobre a ocorrência de emergências e desastres e, posteriormente, comunicar e solicitar providências aos órgãos competentes. Além disso, a DOP tem a incumbência de auxiliar na providência dos recursos humanos e materiais necessários para o pronto atendimento das emergências.

Divisão de Resposta (DRESP): planeja e coordena as ações de atendimento a emergências e desastres, garantir que todas as equipes que atuam no pronto atendimento aos munícipes estejam capacitadas e habilitadas, além de promover e organizar exercícios simulados para aperfeiçoamento da capacidade de resposta da população.

Divisões de Defesa Civil (DDEC): realiza ações preventivas, operacionais e de resposta no seu território, que tratam, respectivamente, da mobilização e articulação das lideranças comunitárias, da elaboração de Planos de Contingência para preparação às emergências e desastres, e do pronto atendimento aos munícipes.