Defesa Civil ministra curso sobre desastres ambientais para educadores e moradores do Campo Limpo

As aulas práticas e teóricas visaram estimular a participação social no enfrentamento e prevenção de desastres

 

A Secretaria Municipal de Segurança Urbana, por meio da Divisão de Prevenção da Coordenação Municipal de Defesa Civil (COMDEC), ministrou o curso Percepção de Riscos e Adaptação às Mudanças do Clima para educadores da rede municipal e moradores da Subprefeitura do Campo Limpo, na Zona Sul da capital. As aulas teóricas e atividades práticas ocorreram nos dias 7, 14 e 21 de maio, no CEU Feitiço da Vila.


Além das atividades realizadas no CEU, os participantes fizeram uma saída de campo no Parque Linear Feitiço da Vila e nos entornos do Córrego Moenda Velha. Os principais temas abordados no curso foram riscos (geológicos, hidrológicos e biológicos), serviços ecossistêmicos, problemas socioambientais, mudanças climáticas, a atuação da Defesa Civil e a importância da participação social na gestão de riscos e desastres.


A ação, que é uma parceria da COMDEC com UMAPAZ, Assessoria Técnica em Mudanças Climáticas e lideranças locais, forneceu ferramentas para que os participantes possam ampliar seu conhecimento sobre o território, desenvolver sua percepção de riscos e estimular o protagonismo no enfrentamento a desastres.