O trabalho da Defesa Civil no período das Chuvas de Verão

A Defesa Civil da Cidade de São Paulo (Comdec) monitora a previsão do tempo por meio da parceria com o Centro de Gerenciamento de Emergência (CGE), que observa as condições meteorológicas e as transmite a Defesa Civil.

As informaçõesdo CGE são repassadas as 32 distritais da Comdec e demais órgãos atuantes no plano preventivo das chuvas, com o objetivo de minimizar o impacto na vida dos paulistanos. 

As ações, registros de ocorrência e respostas são enviadas ao Centro Integrado Chuvas de Verão (CICV), na Bela Cintra que reúne infraestrutura necessária  para a comunicação e a articulação entre os grupos institucional e operacional, 24 horas. O CICV também atua em conjunto com o Centro Integrado de Defesa Civil do Estado.

As equipes técnicas da Defesa Civil no período, também atuam na avaliação e na prevenção de riscos geológicos e ambientais por meio de monitoramento hidrológico, que é a observação de campo das áreas de risco ou com recorrência de inundações e deslizamentos.

Nas situações de emergência, equipes da Divisão de Ajuda Humanitária da Comdec também apoiam as ações da Assistência Social junto aos desabrigados.

O período das chuvas de verão 2016 /2017 estabelecido pela Portaria 413, de 31 de outubro de 2016 é de 14 de novembro a 15 de abril de 2017

 

O Cidadão pode entrar em contato pela Defesa Civil da Cidade de São Paulo npelo telefone 199.