Defesa Civil participa de reunião preventiva a eventual ataque químico em estádio nos Jogos-2016

Forças de segurança estudam medidas a serem tomadas em eventual ataque químico durante as Olimpíadas de 2016

 As forças de segurança (federal, estadual e municipal) estão realizando preparativos, com vistas a um eventual ataque químico, durante o jogo Irã e Israel, que vai acontecer no dia 8 de agosto, às 15 horas, na Arena Corinthians, na Zona Leste, pelos Jogos Olímpicos de 2016.

Durante a reunião, realizada no último dia 11 de maio, ficou designado a atuação de cada órgão em caso de atentado deste tipo no estádio. Ao menos 40 integrantes da Coordenadoria de Defesa Civil (COMDEC) estarão de prontidão no dia da partida, de acordo com o coordenador operacional interino do órgão Alexandre Zanini Silva.

Os agentes da COMDEC irão cadastrar e encaminhar as vítimas da área de contaminação para o setor médico. Para estas situações, os agentes se utilizam de dois tipos de vestimentas, com níveis de proteção química (1 e 2), de acordo com a ISO 16602, oferecendo máxima barreira de permeação contra gases tóxicos e corrosivos, líquidos e sólidos de alta periculosidade.

A de nível 1 é uma peça única, que cobre totalmente o corpo, bem como botas, visor e luvas, com costuras e zíper termoseladas; os agentes respiram com cilindro preso às costas.

A de nível 2 permite o combate a substâncias químicas em condições que não ofereçam risco máximo à pele, podem não ser conectadas às luvas e botas e deixam o rosto à mostra.

Além do coordenador interino, participaram agentes da Defesa Civil da Lapa, Exército, Marinha, Aeronáutica, polícias Civil e Militar, Guarda Civil Metropolitana, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Bombeiros e outros. A data do próximo simulado no estádio ainda não foi agendada.