Defesa Civil atua rapidamente no atendimento aos munícipes após vendaval

Estrutura do órgão é sempre colocada em ação nas situações emergenciais na cidade de São Paulo

 Foi o que aconteceu na última segunda-feira (16), durante e após o forte temporal que atingiu a capital no final da tarde. Prontamente, toda a estrutura da Defesa Civil, vinculado à Secretaria Municipal de Coordenação das Subprefeituras, desde o Centro de Comunicação da Coordenadoria de Defesa Civil (COMDEC), no qual funciona o telefone 199, o Centro de Controle Operacional Integrado (CCOI), ambos com funcionamento 24 horas, e o Centro Integrado Bela Cintra, interligado com CET, PM, Bombeiros, GCM e CGE., receberam as informações das ocorrências de 32 subprefeituras, dando encaminhamento às providências, no sentido de tranquilizar a população.

A maioria das ocorrências foi relativa à queda de árvores e galhos. No total, até esta data (18) foram 224 ocorrências, provocadas por ventos que atingiram cerca de 60km/h, segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE).

A região da Sé registrou ao menos 54 quedas de árvores. No Vale do Anhangabaú, a estrutura de ferro e acrílico de uma feira independente de artes (Ateliê Aberto), que tem apoio da Secretaria Estadual da Cultura, caiu e deixou quaro feridos e uma viatura da Guarda Civil Metropolitana, danificada. Na Subprefeitura Mooca, houve um caso grave, com o registro de um óbito, no Largo da Concórdia. Além disso, o telhado de um galpão caiu sobre o caminhão de uma distribuidora de colchões, próximo ao viaduto Guadalajara, totalizando 12 ocorrências na região.

Na Lapa, a Defesa Civil local notificou 18 registros, o mais grave a queda da marquise de uma pizzaria, com três vítimas, sem gravidade. Já em Parelheiros, muitas árvores caíram, principalmente, nas estradas que dão acesso às regiões de turismo e uma no alojamento e escritório, dentro da área de construção do novo Hospital Geral de Parelheiros.

A população pode solicitar os serviços da Defesa Civil pelo telefone 199 ou ir pessoalmente nas distritais do órgão nas 32 subprefeituras ou ainda pelo telefone 156 da Prefeitura, todos gratuitos.