Fogo destrói casas em comunidade na Brasilândia

Defesa Civil registra cerca de 60 moradias atingidas pelas chamas

 Parte de uma comunidade foi destruída na noite do último domingo (01/05), na rua Morro Crispim da Costa, na Vila Brasilândia, Zona Norte. A Defesa Civil da Freguesia do Ó/Brasilândia foi acionada para atender a ocorrência, que registrou cerca de 60 barracos queimados e cerca de 300 pessoas desabrigadas. O local está isolado e não houve vítimas.

Com o objetivo de manter os cidadãos seguros e de se antecipar a desastres, a Defesa Civil do Município de São Paulo criou o Plano Preventivo de Combate a Incêndios em Assentamentos Precários (PREVIN). É um programa que desenvolve medidas para diminuir a vulnerabilidade de comunidades a incêndios e que garante maior eficiência e integração nas ações do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil. Trabalha com quatro pilares: prevenção de incêndios, o seu combate, regularização de assentamentos precários e apoio a comunidades atingidas.

O programa ainda fornece treinamento para zeladores comunitários, que são capacitados a tomar medidas preventivas em sua comunidade e orientar os moradores em caso de incêndio. Eles se revezam e estão sempre munidos de equipamentos, como mochilas costais flexíveis, extintores, retardantes químicos, roupas específicas contra incêndio, entre outros.