Defesa Civil interdita duas casas com risco de desabamento em Pirituba

Residências ficavam em encosta. Prefeitura mantém mapeamento das áreas com risco de deslizamento na capital

  Os imóveis foram vistoriados pela Defesa Civil da subprefeitura de Pirituba/Jaraguá, pois devido ao grande volume de chuvas o local apresentava o solo muito encharcado e grande movimentação de terra. A equipe de engenharia e agente vistor da subprefeitura foram acionados e após vistoria as casas foram interditadas, devido ao risco de desabamento.

A Prefeitura desenvolve um trabalho de mapeamento para localizar as áreas de risco da cidade de São Paulo. Dessa forma, fica mais eficaz coordenar e direcionar medidas de prevenção como urbanização de favelas, obras de saneamento, canalização de córregos e transferência de famílias através de programas de moradia.

Um estudo levantado pela Prefeitura apontou 407 áreas de risco (encostas de morros e margens de córregos sujeitos a deslizamentos), que são alvo de intervenções por parte da Prefeitura.

Prevenção
Existem certas medidas que podem ser tomadas a fim de evitar deslizamentos de terra. Não descartar lixo nas encostas, uma vez que este aumenta o peso sobre o solo, além de entupirem valas e causarem enchentes. Evitar plantar bananeiras em áreas de morro também é importante, pois ajudam a concentrar água na terra, o que facilita deslizamentos.

Nunca se deve realizar cortes ou escavações no terreno. Essa atitude deixa o solo mais exposto à chuva e isso amplia processos de erosão e movimentação de terra. Desmatamentos em áreas de encosta são sinal de perigo pelo mesmo motivo.

Em caso de emergência
- Saia imediatamente do lugar em risco, procurando sempre se abrigar em llocais sem perigo de deslizamento ou enchentes;
- Avise seus vizinhos e outros moradores da proximidade, alerte-os do perigo;
- Entre em contato com a Defesa Civil e com o Corpo de Bombeiros;
- Siga as orientações dos órgãos governamentais. Todos possuem pessoal altamente qualificado para trabalhar da melhor maneira possível e sempre se preocupar com a segurança de todos.

 

Mais informações acesse o site: http://migre.me/teH90